terça-feira, 13 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (10)




“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
TERCEIRO REQUISITO: buscar a face: “...buscar a minha face...
        Examinemos o que realmente significa “...buscar a minha face...”. Já sabemos um pouco a respeito disso, mas eu creio que quando somos postos em situações difíceis; quando estamos em situação de angústia, sob intensão provação, então aprendemos a arte de buscar a face graciosa do Senhor. Noutras palavras, “...buscar a minha face...” significa que entendemos o que é graça; que nosso Deus odeia o pecado e quer punir aquilo contra o que ele tem intenso ódio.
        Sendo mais enfático, quando conhecemos quem o Deus da bíblia, suas promessas, a grandeza da sua compaixão e longanimidade, então podemos entrar nessa arte de “...buscar sua face...”. Quando sabemos quem é ele, que ele não age como nós pensamos e que é soberano em tudo o que faz, então aprendemos um pouco o que significa “...buscar sua face...”. Na prática “buscar sua face” é conhecer seu coração, suas promessas, sua bondade, ternura e longanimidade. Quando Moisés buscou a face do Senhor em favor de um Israel rebelde, o que ele fez foi tomar posse das suas promessas feitas a Abraão. Ele sabia que Deus agia com Israel na base da aliança e que por isso aquele povo estava sob o zelo do seu amor e de sua ternura. Era fato que tinha muitos rebeldes ali; muitos ímpios acompanhavam o povo rumo à terra prometida, mas por outro lado, ali estava o povo eleito, o povo tão amado por Deus. Por esse fato Moisés entrou com ardor nessa atividade santa e corajosa, onde somente os que creem podem entrar.
        É claro que não aceitamos em nada essa chamada “super fé” tão apregoada em nossos dias. É claro que têm a fé atrevida, a qual quer fazer de Deus seu “bobo da corte”. Não aceitamos isso e recusamos veementemente adotar essa arrogante prática. Mas tem a fé verdadeira e ela em nada brota do orgulho humano. A fé santíssima é humilde, submissa e anda com Deus. Mas quando tem algo a fazer que está de acordo com a vontade de Deus, então essa fé entra em ação e não desiste. Jesus mesmo lidou com vários elementos que mostraram sua fé como sendo a fé que insiste com Deus porque está ciente de que aquilo que quer Deus aprova. A mulher adúltera entrou na casa de Simão porque sabia que ali estava o Salvador; ela marchou para tocar em seu coração e buscar seu perdão e conseguiu (Lucas 7).
        Noutras palavras, “...buscar a minha face...” significa entrar na intimidade santa; é tornar-se amigo de Deus. Isso faz com que as orações sejam perseverantes; significa que há uma luta intensa, como se o crente estivesse falando aos ouvidos do Senhor, a fim de que ele lembre das suas promessas. Buscar a sua face é fazer o que Ana fez, movida de certeza de que ele  pode fazer o que prometeu fazer.
        Podemos fazer isso hoje? Sim. Se amamos o povo; se sabemos do fato que há o Deus-Homem no céu, então estamos certos que podemos realmente buscar em oração. Deus é movido em seu coração amoroso por pessoas sérias, aqueles que querem o bem eterno dos homens. Foi assim que ele sempre fez; foi respondendo orações de homens e mulheres assim que Deus agiu em inumeráveis ocasiões, a fim de fazer grandes coisas em favor de homens que realmente merecem sua ira. No mundo inteiro Deus sempre agiu em resposta às orações de homens e mulheres sinceros. Às vezes são pessoas simples, que não têm profundo conhecimento, mas que têm a teologia certa no coração. O homem sincero, cheio da sincera fé e com o conhecimento adequado, esse é o que realmente pode buscar a face do Senhor.

Nenhum comentário: