terça-feira, 6 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (5)



                      
“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
PRIMEIRO REQUISITO: humilhação “...se humilhar...”
        Quero enfatizar esse primeiro requisito do Senhor, a fim de mostrar o quanto num avivamento é necessário que homens e mulheres se humilhem. É claro que não estou falando de aparências de humilhação, nem de manifestação de choros e gemidos. Nada disso tem qualquer valor pode ostentar orgulho disfarçado. Humilhação verdadeira acontece quando homens e mulheres encaram a palavra de Deus com temor e até mesmo tremor. Quando vejo pessoas sendo despertadas para a palavra e pela palavra, para mim é de fato um avivamento, e é exatamente isso o que mais precisamos em nossos dias.
        Outro detalhe no que tange à humilhação é que é algo individual. Satanás ressalta a coletividade em suas obras religiosas pelo mundo; ele sabe bem o quanto os homens são fortemente inclinados a confiar no homem. Já vi muitos abandonarem a palavra de Deus por se sentirem sós e amedrontados. Não foi assim com Pedro? Quando se viu abandonado no meio de cruéis inimigos, então recuou e mostrou sua disposição de negar seu Mestre. Mas quando acontece verdadeira humilhação, eis que os pecadores sentem a presença de Deus através da sua palavra. Quando Deus exalta sua palavra os homens são rebaixados à condição de vermes e vis, mas quando os homens são exaltados, então eles desdenham da palavra. Notemos em Atos 2 que quando a palavra de Deus foi pregada por Pedro naquele conhecido sermão, todos que a ouviram sentiram sua miséria e entenderam a necessidade de salvação.
        Num avivamento homens se humilham vendo sua condição própria; eles não ficam olhando os filhos, nem os amigos, nem os pais, nem o cônjuge, etc. Ele se vê a si mesmo e pode dizer no íntimo: “Ai de mim”. Quando os homens se humilham cada um deles se vê como se fosse um único transgressor, ofensor e miserável diante de Deus. Noutras palavras, numa humilhação verdadeira eis que toda vaidade, arrogância, prepotência e justiça própria são postos fora como lixo. É nessa condição que Deus chega para operar a nova criação no meio dos homens, a fim de expor ao mundo o que somente a graça faz.
        Posso também assegurar que a humilhação é algo urgente. O orgulho religioso cresce assustadoramente em nossos dias, por isso é urgente a pregação que ordena aos homens que eles se arrependam. A mensagem do evangelho deve chegar hoje como uma vassoura, a fim de limpar toda essa sujeira humanista e diabólica que permeia a mente e as emoções dos homens e mulheres em nossos dias. A ordem de Deus aos homens não para que eles façam uma decisão; não é para que eles se tornem mais religiosos e passem a adora-lo mais. Nada disso! O Deus da Bíblia envolve o mundo com sua compaixão e ordena a todos, ricos e pobres, de qualquer raça ou cor, que todos se arrependam. Foi essa a mensagem de Paulo quando chegou à rica e sofisticada cidade grega de Atenas. Ele não amenizou a mensagem, pelo contrário, ele elevou a glória de Deus e disse que todos eram culpados e que Deus estava ordenando que se arrependessem.
        Que nosso Senhor venha ouvir nosso clamor por essa ocasião tão oportuna. O mundo precisa saber que o Deus de Salomão é o mesmo Deus de sempre; é aquele que enviou seu Cordeiro Amado, a fim de trazer salvação aos perdidos no mundo inteiro. Proclamemos sua mensagem e cheguemo-nos aos corações de todos com essas maravilhosas verdades.

Nenhum comentário: