quinta-feira, 8 de março de 2018

UMA FIRME DECISÃO (10)



                      
“Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quanto coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor  é Deus, segui-O, e se Baal, Segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”  (1 Reis 18:20, 21).
TOMANDO UMA DECISÃO: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”
        Caro leitor, quão perigoso é quando vemos o povo que se diz ser povo de Deus coxeando entre dois pensamentos! Uma situação desta destaca um trabalho bem ativo e sutil do diabo no meio do povo de Deus. A igreja de Deus não pode brilhar neste mundo, sem que tenha firme convicção de fé. Até parece que essa dúvida é tão cheia de amor e sentimentos humanistas; até parece que a fé firme e inabalável é coisa de perversos. Mas, o que vemos é um ambiente fragilizado, sem fundamentos firmes, sem documentos eternos que comprovam aquilo que cremos. Os que são chamados crentes em nossos dias, parece que estão juntos num navio sem piloto, seguindo sem rumo levado pelo vento. Tudo isso revela um povo fraco, inoperante e que vive daquilo que tem sabor de emoção momentânea.
        Assim o baalismo (ou ecumenismo) ganha vantagem e parece suplantar o cristianismo. A indecisão dos crentes é um “prato saboroso” para o diabo. Ele se aproveita de uma ocasião como esta e assim bombardeia o ambiente com outros pensamentos pervertidos. Por essa razão Elias desafiou o povo: “Se baal é Deus, então segui-o!”. As palavras do profeta refletem o perigo que há na indecisão; que Deus não abençoa corações indecisos e que no íntimo eles eram sim decididos por baal. Homens e mulheres indecisos abrem as portas para que satanás chegue como se fosse um deus; suas palavras são melosas nas bocas dos falsos profetas. Satanás chega cortejando e afagando os corações e o mundo aparece para manter as almas entretidas, ocupadas com atividades.
        O que Elias queria dizer? Na realidade ele estava levando o povo a pensar bem, a investigar as coisas; a não abraçar a situação só porque é mais confortável e fácil. O mundo age assim, pois sempre procura uma estrada mais larga e com mais participação dos outros. Era para Israel usar a razão, investigar bem. É para os crentes de hoje voltar à palavra; eles não têm qualquer desculpa; eles jamais poderão dizer que não sabiam. O ecumenismo atual toma a frente e trabalha tanto com as emoções, a fim de que todos aceitem a situação e não questionem, assim como ocorreu com Israel naqueles dias.
        Como questionar? Perguntas como estas podem ajudar os crentes: Pode o mundo com seus recursos guiar suas vidas? Pode o mundo oferecer salvação, perdão e purificação dos pecados? Pode o mundo livrar os homens dos poderes da morte, do diabo, do pecado e do inferno? Pode o mundo suprir nossas necessidades diárias? Perguntas como essas e outras podem ajudar os crentes atuais. O perverso rei Acabe tinha consigo mais de quatrocentos profetas, elementos perigosos, avarentos e cheios do espírito de mentiras. Elias estava sozinho e no poder de Deus falava a verdade. O povo precisava refletir nisso tudo.
        Chego, portanto aos corações dos meus leitores, na firme esperança de que essas palavras venham trazer esperança aos corações santificados. A atmosfera hoje cheira mentiras, enganos e emoções perigosas. Tudo hoje afugenta a fé e nos afasta da verdade que nos foi entregue na palavra.

Nenhum comentário: