segunda-feira, 5 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (4)




“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
PRIMEIRO REQUISITO: humilhação “...se humilhar...”
        Na ordem vista nas palavras do Senhor, conforme ele mesmo fala com Salomão, em primeiro lugar aparece a humilhação: “...se humilhar...”. Deus está falando com seu povo; Deus não está referindo às outras nações, mas sim ao povo com quem ele fez a aliança. Por incrível que pareça, a história mostra como os homens se inclinam e prestam homenagem cheia de temor aos ídolos. Com Israel nunca foi diferente, porque por várias vezes a nação, quando deixada entregue a si mesma, simplesmente se consagrava aos seus ídolos. É simplesmente impressionante como age a natureza corrompida e idólatra do ser humano em hostilidade contra Deus.
        Mas o Senhor não muda nem mudará, porque ele sempre se manifestou como soberano, Senhor, digno de toda honra e glória, absolutamente livre para fazer o que bem quiser fazer, etc. Esse é o Deus de Israel, o nosso Deus de sempre. Ele exigia e exige que homens e mulheres caiam perante ele, cheios de espanto, temor e profunda humilhação. Naqueles dias tudo parecia ser tão favorável à população; tudo parecia bênção no reinado de Salomão; tudo indicava prosperidade que prosseguiria infinitamente. Mas, eis aí o grande Deus chegando a Salomão para dizer-lhe que tudo aquilo que eles construíram com tanta luta e dispendioso gasto seria completamente inútil, caso o povo não se humilhasse. Noutras palavras, o Senhor estava dizendo que não era o templo a coisa mais importante, mas sim homens e mulheres com seus corações voltados a Ele. Se não houvesse essa atitude, eis que o templo fatalmente seria motivo da ira de Deus e da zombaria dos povos.
        Meu caro leitor, como precisamos saber disso! Que verdade tão oportuna para estes dias tão recheados da soberba do diabo! Pra começar não temos nada de mensagens que impulsionem os homens à humilhação em nossos dias. Nada mesmo. A salvação é apresentada como sendo um presente de um Deus que precisa muito da fé e dos louvores dos homens. Nada há que leve homens e mulheres a conhecer suas entranhas de iniquidade, seu coração perverso e sua hedionda culpa perante Deus. Tudo hoje é acontece de forma imediata. Então, tudo funciona na igreja como se Deus prestasse um serviço aos homens e pronto; eles agora são vistos como salvos, mesmo que suas vidas continuem a serviço do pecado aqui.
        Então, requer que todos os homens saibam que estão perdidos; requer que todos saibam que eles nada têm, nem podem oferecer nada para Deus; requer que eles saibam que a conversão verdadeira implica num reconhecimento sincero, no coração de sua condição vil, amarga e que precisam urgentemente do soberano salvador. Os homens precisam saber que estão perdidos, que estão afundando, que estão na miséria e que vão perecer eternamente. A psicologia intitulada de evangélica entende que essa mensagem é dura demais; que ela esmaga a autoestima dos homens e que eles se afugentam mais ainda. Mas, quão enganados eles estão! Quanto mais humilhados os homens estiverem perante a verdade bíblica, não há dúvida que é uma situação de tremendo valor para eles. Se um enfermo não sentir as dores da sua enfermidade, como ele buscará o socorro médico?
        Então, o que Deus exigiu do povo de Israel é exatamente o que precisamos hoje. Se os homens não se humilharem perante o compassivo e maravilhoso Senhor hoje, certamente vão sentir o terror e a humilhação que o pecado traz aqui e na eternidade.

Nenhum comentário: