quinta-feira, 8 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (7)




“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
                        SEGUNDO REQUISITO: oração “...orar...”
        A humilhação perante Deus é o passo mais importante que nos leva à oração e à santa dependência dele. A humilhação tranca e aprisiona nosso egoísmo e assim nos põe de joelhos perante Deus; nos ensina a invocar seu nome; nos leva à súplicas e intercessões, porque passamos a ver o quanto ele é soberano e age conforme Sua soberana vontade. Quando voltamos de coração a Deus, a fim de orar é que começamos a mostrar que somos o povo de Deus. A situação hoje é tão grave e tão marcante com a presença do orgulho dos homens que é são realmente poucos os que chegam aos cultos de oração, e nem falo da oração contínua e voluntária nos lares.
        Quando nos humilhamos porque conhecemos de fato nossa miséria, então passamos a dar valor e entender os santos ensinos da graça. Quando o povo se humilha e depende de Deus no espírito de oração, não há dúvida que eles chegam aos cultos e dar valor imenso à palavra de Deus no viver. É num ambiente assim que somos cercados da atmosfera santa, de um Deus que é conhecido pelos homens como sendo riquíssimo em misericórdia. Hoje o que vale é a superstição, os interesses mundanos; os valores terrenos e as atividades que inflamam a carne. Sem que humilhemo-nos perante o Senhor, o ambiente torna-se humanista e supersticioso, e onde há isso tudo gira em torno dos homens, dos líderes tiranos e mercenários que visam enganar e manipular as mentes e corações.
        Mas a humilhação arranca nosso orgulho e nos leva ao pó. Hoje vemos os homens brincando com Deus, tentando manipular o supremo Senhor; usando meios religiosos para conquistar a divindade, e assim eles não percebem que estão sendo usados pelo deus deste mundo. Eles são levados a pensar que estão mobilizando os céus para si; que estão conquistando Deus com a fé deles. Mas, quando ocorre um avivamento, os homens espontaneamente começam a orar. Nem é preciso pedir para eles, porque eles querem orar. Eles passam a sentir-se como crianças; eles ficam sobressaltados pelo temor do Senhor; eles estão surpreendidos com o fato do pecado, de um mundo cruel e dos terrores que hão de vir. As orações não são coisas momentâneas; eles não estão movidos por meras emoções, pois seus corações estão ardendo de temor e de santos sentimentos por Deus e pela glória dele.
        Enfim, a humilhação eleva a santíssima fé; nos tira do rebaixamento mundano e nos ensina a andar com Deus. Quem ora anda com Deus e aprende a viver momento após momento com Ele. Quem ora ama santidade de vida; quem ora passa a odiar o mundo e desprezá-lo com vigor. Quem ora começa ver resultados maravilhosos; começa a ver como as almas começam a chegar, a fim de ouvir a mensagem do evangelho. Um ambiente de humilhação é um ambiente sagrado; é o lugar onde Deus está presente. Um ambiente de humilhação é cercado de oração e assim a família, a igreja, os vizinhos, a cidade e seu país são santificados em todos os aspectos.
        Quando o povo de Deus se humilha e ora, as pragas do pecado são desfeitas; a miséria é arrancada; o mundo começa a respirar; os bares são fechados; as enfermidades tiradas e tudo passa a experimentar a presença de Deus que está agindo, respondendo as orações do seu povo. Que o Senhor venha nos impulsionar a orar! Que o despertamento venha e que a situação mude neste mundo.
        “Bendita a hora de oração, produto só da devoção. Que eleva ao céu o seu odor, em doce cheiro ao meu Senhor!”

Nenhum comentário: