segunda-feira, 19 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (14)


           
“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
                QUARTO REQUISITO: Conversão sincera “...e se converter...”
        A nação de Israel no Velho Testamento representava o povo de Deus entre as nações e Deus a tratava como seu povo, mesmo diante do fato que milhares de elementos ali não pertenciam ao povo de Deus. Então, o nome do Senhor estava naquela nação; a religião que adorava ao único Deus deveria distinguir das outras religiões, as quais eram manchadas pelo sistema de idolatria; a palavra do Deus que fez aliança da graça com Abraão e a aliança da lei com eles deveria ser levada a sério por todos. Por essas razões Deus exigia da parte deles uma contínua atitude de arrependimento e disposição de santidade. Sem essa constante atitude de dependência de Deus, certamente o majestoso templo seria transformado em motivo de zombaria até mesmo dos povos.
        Devemos saber que a igreja de Deus representa o povo de Deus no mundo, não há outro povo. Mas quando a igreja é marcada por apostasia e iniquidades devido a presença de joio no meio, então Deus aparece para julgar seu povo em forma de disciplina. A igreja é a sua casa, então o dono da casa há de purifica-la. Além disso, a igreja serve de luz neste mundo e mesmo que o mundo odeie o povo de Deus, certamente este mundo mal precisa da presença santa dos remidos. Sem ela a escuridão reina e o mundo entra em colapso. Se o ambiente não for santificado pela presença de um povo humilde e obediente a Deus, então tudo fica como um recinto onde não entra luz do sol, pronto para a investida de terríveis moléstias.
        Olhando do ponto de vista individual, sem conversão genuína a Deus, então é certo que o pecado há de me manter orgulhoso, vaidoso e arrogante; sem a presença do Senhor no meio de um povo humilde, então outros males do coração começam a aparecer. É possível perceber essa constante e progressiva manifestação de maldades, egoísmo e paixões desenfreadas que manifestam na sociedade em nossos dias, como se fossem feras indomáveis. Quando homens e mulheres realmente se convertem, eles voltam para Deus. Eles não querem uma igreja onde podem usa-la para lavar sua consciência; eles não querem vestir a toga religiosa em determinado culto e depois removê-la, a fim de apreciar este mundo.
        Não estamos realmente carentes desse espírito de consagração em nossos dias? Não precisamos de homens e mulheres voltados de coração para Deus? Não é verdade que a maldade impera tanto ao nosso derredor e que entrou até mesmo dentro dos arraiais evangélicos? Não é verdade a sociedade está apodrecida e fétida, diante de tantas maldades jamais vistas? Não é verdade que a igreja precisa de homens e mulheres voltados a Deus, de coração; voltados à palavra, de coração; voltados à oração, súplicas, rogos e intercessões, de coração? Não é verdade que a religião atual é centrada na arte das emoções? Que os homens confiam mais no que sentem do que na razão bíblica? Não é verdade que o Deus do cristianismo moderno não é o Deus da bíblia? Não podemos nós ver que é satanás habilmente disfarçado de anjo de luz?
        Findo esta página, a fim de puxar seus corações para a verdade desse verso de 2 Crônicas. Temos o Deus de misericórdia, o mesmo Deus que falou com Salomão e que prometeu fazer grandes coisas em nosso meio, caso voltemos de coração para ele segundo os moldes da conversão sincera, mostrados na sua palavra. A conversão sincera nos leva a Deus e nos faz deseja-lo infinitamente acima de tudo aqui.

Nenhum comentário: