sexta-feira, 9 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (8)



            
“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
TERCEIRO REQUISITO: buscar a face: “...buscar a minha face...
        No primeiro e no segundo requisito fomos arrancados da zona de conforto no qual estávamos. Se quisermos um avivamento precisamos enfrentar o fato que devemos negar a carne, o mundo e seus prazeres. Enquanto estivermos buscando um viver que se assemelha ao sistema mundano, então é fato que enfrentaremos problemas sérios aqui. A humilhação e a oração são passos que nos levam à autonegação e essa atitude é de tremenda importância.
        Mas agora subiremos um pouco mais, porque o terceiro nos faz avançar às alturas da fé: “...buscar a minha face...”. Nosso Senhor Jesus mostra essa elevação da fé quando ele diz: “Pedi, buscai e batei”. A ideia é a mesma. Nossa carne odeia oração; odeia subir às alturas da busca de Deus. Nós nos sentimos bem quando apenas fazemos nossas orações costumeiras; quando pedimos o que é essencial. Quando chegamos aos cultos de oração já temos em mente o que queremos. Pedimos por nossa saúde, por emprego, por alguém que está precisando de alguma coisa importante aqui e soltamos algumas palavras de agradecimento por tudo o que ele fez e faz por nós. Fazemos isso é pronto! Já oramos! Já cumprimos nosso dever do dia e do culto de oração. No próximo culto de oração cumpriremos a mesmíssima agenda.
        Realmente precisamos saber que devemos avançar na oração. Devemos sair desse ABC e avançar para os níveis mais altos da oração, como faziam os santos de Deus no passado. Falo isso porque eu sei o quanto eu mesmo quero fugir desse altar de sacrifício, então clamo ao Senhor que tenha misericórdia de mim, diante de tantas responsabilidades que me acarretam na oração. No terceiro requisito: “...buscar a minha face...” somos desafiados à condição de lutar com Deus, encarando a face do Senhor. Entra aqui a arte de mexer com o coração de Deus. Entendemos isso quando somos despertados pela graça; quando Deus nos cerca com provações, com aflições. Foi assim na vida de Jacó. Quando saiu da casa de seu tio, levando consigo a responsabilidade de uma grande família e sob o perigo de enfrentar no caminho a fúria de seu irmão Esaú. Essas circunstâncias foram usadas por Deus, a fim de mexer com Jacó, quebrando sua confiança em si mesmo, e assim levando aquele homem a conhecer o Deus de Abraão e de Isaque. Notemos também o quanto Moisés foi além da oração, quando percebeu a ira de Deus contra o povo de Israel, que havia feito o bezerro de ouro (Êxodo 32). Foi assim que aquele homem conquistou o coração de Deus ao pedir-lhe misericórdia em favor daquele povo idólatra e corrompido.
        Ora, a palavra de Deus está cheia desses eventos que levaram homens e mulheres acima do normal da oração. Se quisermos conhecer avivamento devemos saber que as asas da fé devem alçar voo e subir as alturas. Fazer isso é algo terrível para nossa natureza terrena; sentimos o peso que temos que arrastar conosco quando oramos; sentimos que devemos lutar para enfraquecer a carne e vencer a preguiça natural. Os crentes devem saber oração verdadeira é fé em exercício. Não é fácil falar com Deus; não é brincadeira chegar ao trono de graça para pedir coisas que estão além da nossa capacidade. Mas é assim que devemos fazer. Muitos não querem; muitos fogem, mas é melhor que fiquemos somente com aqueles que realmente querem orar e assim conquistar a face do grande Senhor tão cheio de graça e benevolência.

Nenhum comentário: