segunda-feira, 26 de março de 2018

A ORAÇÃO PERSISTENTE (2)


                       
“Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe; o que busca, encontra; e o que ao que bate, abrir-se-vos-á”   MATEUS 7:7,8
O QUE ENVOLVE A ORAÇÃO.
        Para iniciar nosso assunto que creio ser tão urgente, como sempre foi, mas muito mais agora, é preciso que saibamos o que envolve oração. No texto de Mateus 7 está mostrando aos seus discípulos a necessidade deles de depender de Deus, de buscar aquilo que eles precisam e serem persistentes nessa dura, mas proveitosa lida. Ele ilustra isso mostrando que, mesmos nós, sendo maus temos interesses em dar o melhor para nossos filhos, quanto mais nosso Pai celestial. O próprio Senhor Jesus, mesmo sendo Filho de Deus, enquanto aqui esteve sempre buscou recursos infinitos do Seu Pai. Para expor essa mensagem não darei uma exposição de um texto, mas creio que com a graça de Deus será bem proveitoso aos leitores que amam ao Senhor e que querem depender dele.
        Não há dúvida que a primeira lição nos ensina que a oração requer a humildade de sentirmos nosso desamparo e miséria nesta vida. Muito mais em nossos dias, vemos como o mundo está mergulhado num orgulho diabólico. Esta é a geração que vive na euforia do egoísmo, daquilo que é confortável e que tanto queremos. A mensagem da prosperidade não se limita apenas à petição de carros, casas e outros itens caros. Nós queremos viver de forma que nos agrada. Até mesmo dentro das igrejas os cultos são de natureza agradável àquilo que gostamos, com músicas, mensagens, shows, tudo o que nos favorece. Hoje todos têm carros, motos, restaurantes, pizzarias, cinemas, filmes, etc. tudo à inteira disposição.
        Ora, esta vida onde todos podem ostentar luxos e prazeres mostra o quanto a situação realmente é calamitosa; na realidade é um preparo para o caos. Encaremos nossos cultos de oração, porque são realmente poucos os que chegam para orar, conforme a bíblia nos ensina sobre oração. Têm cultos de oração motivados por ambientes emocionais. Mas não me refiro a esse ambiente que é como uma folha verde, tirada de uma árvore, mas que logo resseca. Estou referindo aos cultos de oração, conforme o padrão bíblico. Não jogo fora as emoções, desde que elas cheguem à nós com a força da razão.
        Onde está todo problema? Não há dúvida que são poucos, os quais vêm realmente orar. Procuremos conhecer os que oram. Não estou referindo a grandes orações, nem a belas palavras dirigidas aos céus. Refiro-me às orações sinceras, santas, simples, mas verazes, porque vêm do coração. Quem pode orar? São pessoas que diante de Deus sentem sua indignidade. Parece que Deus coloca esses homens e mulheres em situações difíceis, a fim de que eles se tornem modelos na oração. Muitos deles não se aparecem, mas aí que está a grandeza da oração; aí está o fato que é a humildade diante do Senhor que faz a oração ser grande oração. Quantos pastores devem o sucesso do ministério aos simples homens e mulheres de oração!
        Podemos observar com santa atenção que o trabalho do Senhor não cresce por causa de programações, de músicas, etc., mas sim do grupo que ora. Portanto, oração verdadeira requer verdadeira humildade; requer homens e mulheres contritos e que creem que o Senhor ouve as nossas orações. Não é fácil orar nesta época das facilidades, porque orar exige persistência, conforme nosso Senhor nos mostra no texto: “Pedir, buscar e bater”.
        Que o Senhor em sua misericórdia venha nos visitar, a fim de nos ensinar a oração do coração. Ouvimos os ruídos das cataratas dos juízos de Deus chegando mais perto, a fim de trazer a punição que esta geração maligna merece. Não vamos ter misericórdia desta raça?

Nenhum comentário: