terça-feira, 13 de março de 2018

“O VIVER ENGANOSO DOS MUNDANOS” (1)



                 
“Por que te orgulhas de teus vales? Por que te orgulhas dos teus luxuriantes vales? Ó Filha infiel! Tu confias em tuas riquezas e dizes: Quem me atacará?” (JEREMIAS 49:4).
             INTRODUÇÃO: 
        Amado leitor, não tenho dúvida de que Deus nos deu essas histórias de várias nações que viveram no passado, a fim de mostrar sua compaixão infinda pelas nações neste mundo. Olhemos para aqueles povos e vemos que muitas foram destruídas pelo furor da ira de Deus em pleno exercício neste mundo, como ocorreu com o povo Amonita e outros. Mas, no meio de seu intenso fogo de juízo vemos como o Senhor mostra às nações o quanto ele conhece detalhe por detalhe do seu comportamento e atividades contínuas. Ele comunica aos homens do mundo tudo isso, a fim de mostrar sua intensa compaixão, como ele dá tempo em sua longanimidade.
        Será que o Brasil é diferente? Claro que não! Ao ver essa multidão andando cegamente neste mundo, não posso deixar de pregar acerca da situação deles, conforme o próprio Deus mostra em Sua Palavra. Não obstante o fato de estarmos vivendo numa era de tanto conforto material, venho dizer-lhes que o mundo não mudou; que os homens de 4,5 ou 6 mil anos atrás eram exatamente iguais aos de hoje. Pensamos que eles eram os “homens da caverna”, enquanto os de hoje são os intelectuais. Mas, a mensagem que Deus dirigiu aos edomitas é a mesma mensagem que Ele proclama aos moradores de brasileiros, americanos, europeus, asiáticos, africanos, etc. hoje. O mundo não mudou, os filhos de Adão, caídos no pecado agem da mesma forma, tanto faz num lugar culto e rico, como num lugar pobre e inculto.
        O propósito desta mensagem é mostrar o quanto os homens vivem enganosamente neste mundo. O único quem pode nos mostrar isso é Deus. Sua palavra é a mesma; o mundo passa, mas a palavra de Deus continua imutável e poderosa palavra. Vendo a condição pela qual vivem enganosamente os mundanos, nós os crentes podemos nos humilhar quando entendermos mais a maneira como Deus tratou conosco. Em Jeremias 49 Deus está tratando com o povo Amonita (dos versos 1 ao 6). Mas ele demonstrou sua graça por aquele povo. Os Amonitas eram descendentes de Ló, fruto daquele relacionamento incestuoso entre ele e uma das filhas (Gênesis 19). E a graça de Deus foi tão abundante com aquele povo perverso e idólatra, que Deus que salvou Rute e a tirou de lá, a fim de casar-se com Boaz (Rute 4), tornando assim participante da descendência de Jesus.
        Este mundo é o mesmo de sempre, desde a entrada do pecado; os homens continuam os mesmos, enganosos e enganados. Não há diferença. Deus mostra sua conexão com eles; Deus mostra em sua palavra como ele vê cada detalhe de tudo o que está acontecendo com cada pessoa; Deus mostra os detalhes até mesmo daquilo que passa em seus pensamentos. Tudo isso tem como objetivo mostrar o fracasso deste mundo e a bondade do Senhor. Nós os crentes devemos carregar nossos corações dessa fervente compaixão pelo mundo perdido. Por isso, minha esperança é que esta mensagem venha encher nossos corações de amor, de um despertamento para que levemos a mensagem de nosso testemunho a todos. Nosso ambiente está carregado de pecadores caídos no pecado, os quais vivem neste mundo sem qualquer percepção de que estão sendo vistos.
        Quanto mais humilhados, melhor para nós. Quanto mais dedicados e consagrados ao Senhor, mais úteis seremos neste mundo. Que o Senhor venha abrir os olhos de todos meus leitores, a fim de que saibam que o mundo é o lugar onde os homens se escondem de Deus.

Nenhum comentário: