quinta-feira, 15 de março de 2018

“O VIVER ENGANOSO DOS MUNDANOS” (3)




“Por que te orgulhas de teus vales? Por que te orgulhas dos teus luxuriantes vales? Ó Filha infiel! Tu confias em tuas riquezas e dizes: Quem me atacará?” (JEREMIAS 49:4).
AS PALAVRAS DE MISERICÓRDIA DE DEUS AOS MUNDANOS.
        Os mundanos vivem sob o engano de que Deus não os vê em nada; eles acreditam que são livres e que não há qualquer barreira à frente, impedindo que eles façam o que realmente sentem em corações. Mas, as palavras acima mostram o quanto o Senhor tem a visão clara de tudo o que acontece, em cada detalhe nos caminhos e nos pensamentos de cada ser humano. Para ele não há esconderijos; não há para ele um quarto escuro; não há escuridão, nem distância. Tudo, absolutamente tudo em cada centímetro do universo está sob as vistas do grande Deus, quanto mais de pobres e miseráveis seres que aqui se gabam de liberdade em agir como bem querem.
        Também, as palavras acima mostram um Deus santo, o qual odeia o pecado. O mundo inteiro é um cenário de transgressão, de homens e mulheres que se agigantam na arte de transgredir as leis de Deus. Assim como os amonitas, os mundanos se orgulham dos atos que praticam aqui, neste vale. Eles não percebem o quanto o orgulho deles é inútil, o quanto cada ato contra Deus já traz consigo os grilhões que lhes mantêm ainda mais presos do que estavam. O pecado dá um sentido de liberdade, de que esse é o significado de vida. A impressão de liberdade à frente, faz com que os mundanos pensem que a morte está distante, que sempre virá um amanhã para ser desfrutado. A concepção errada de Deus faz com que eles desconheçam os retos juízos do Senhor e de que estão sob a mira de sua vingança. Ele afirma que é tardio para irar, mas grande em poder fazê-lo; suas misericórdias impedem que ele aja assim.
        Também, as palavras acima demonstram a glória de um Deus onipotente. Ah! Se os homens de hoje soubessem o significado de o todo-poderoso! Satanás tudo tem feito para trazer à baila um conhecimento extremamente superficial acerca de Deus. Isso tem gerado um ambiente de incredulidade e isento de qualquer reverência e piedade. Mas as perguntas do Senhor para os amonitas revelam o quanto Deus, ao chamar a atenção deles, o Senhor está mostrando o quanto é compassivo, paciente, terno e amoroso. Suas perguntas são feitas para que os homens reflitam bem, parem para pensar no quanto estão agindo com loucura: “Por que te glorias?”. Por que te sentes assim tão forte, quando tu não passas de um verme?
        Ora, o mesmo Deus tão paciente e amoroso tem demonstrado o quanto age a seu tempo contra os perversos e arrogantes. Milhares são pegos desprevenidos com a morte; milhares que confiaram em sua força, bens, saúde, amigos e posição social, de repente têm suas vidas ceifadas de forma repentina da face da terra. Encaremos o arrogante Herodes. Sua atitude em tomar para si a glória de ser tratado pelo povo como se fosse um ser divino custou sua vida aqui. Deus não suporta que alguém roube a glória que pertence exclusivamente a ele. É muito atrevimento viver desafiando Deus na face da terra. Posso pensar nos amonitas; cada um deles se sentindo livre, indo para seus prazeres, curtindo a vida e achando que nada poderia tirá-los daquela farra. Por essa razão veio a pergunta do Senhor: “Por que te glorias no vale, em teus luxuriantes vales?”
        As palavras do Senhor ecoam hoje aos corações dos homens que vivem confortavelmente neste mundo. A mensagem do evangelho vem para tirá-los desse sono tão letal, desse perigo que pode custar sua alma agora mesmo. Esse grande Deus enviou seu Filho, a fim de trazer livramento eterno aos pecadores que se arrependem e creem nele.

Nenhum comentário: