segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TRÊS TIPOS DE PECADORES (1a)


"Os néscios são mortos por seu desvio; aos loucos a sua impressão de bem estar os leva à perdição". Provérbios 1:32.
         
         Amigo leitor deparamo-nos agora face a face com um verso não tão conhecido, mas creio que é um texto profundamente esclarecedor quanto ao estado do homem no engano do caminho maligno em que ele está a palmilhar, sem, contudo perceber o sério perigo no qual ele se encontra. Eis aí a sabedoria divina mostrando a todos, homens, mulheres, jovens, meninos e meninas o destino cruel na eternidade, caso eles não se arrependam e encontrem da parte de Cristo, o socorro e livramento. Eis aí o favor de Deus para os homens, mostrando a ruína que lhes espera nas trevas além. Eis aí a linguagem do Espírito Santo.
         Obviamente, não é uma linguagem agradável para os ouvidos carnais; porquanto o Espírito de Deus não tem por intuito lisonjear a quem quer que seja. Ele é o Espírito da verdade, portanto dirá a verdade conforme a pureza de sua palavra. Ele não é homem para mentir, por isso Ele falará a verdade, mesmo que o homem não simpatize com a verdade.
         Meu amigo, não fique pensando que tu podes saber do teu estado na alma, e do teu destino na eternidade, esperando aqui, neste teu breve peregrinar que o mundo vai te fornecer qualquer socorro e livramento. "O mundo jaz no maligno". Satanás, o esperto príncipe das trevas, faz de tudo para esconder os fatos quanto ao perigo eternal. Ele faz com que tu vivas como uma mosca voando em busca do melado que ele põe aqui e ali, e assim tu passas desapercebido sem ver que por detrás de tudo aquilo que tanto agrada e fomenta as paixões da carne, está o veneno da tua alma.
         Ah! vou pregar a respeito deste verso, pois nele se encontra uma grande notícia que precisa ser proclamada.  O Rei do céu ordena que eu fale; que eu publique e fale em alto e bom som! Provérbios l:32  é na realidade um anúncio para todos sem distinção e exceção. Ricos e pobres, cultos e ignorantes, de toda raça e de toda cor. Ah, meu amigo! ao ouvir a tão terrível notícia que esse verso de provérbios l:32 anuncia, não te desvies para não dar nenhuma atenção! Não te retires como se o anúncio fosse uma mensagem vazia e oca. Não menosprezes Aquele que com tanta misericórdia te mostra agora aquilo que não podes ouvir de ninguém mais senão dos lábios dele.
         Vê como tu encaras as terríveis notícias que os repórteres transmitem pela televisão e pelos jornais! Será que vais chamar de mentiroso o "Repórter Celeste"? Tua felicidade eterna depende da maneira que tu encaras o "ouvir a voz de Deus". Será que, Ao grande Rei falar o que ele está falando em Provérbios 1:32, tu permanecerás de pé, obstinado no teu orgulho, não querendo te prostrar perante o trono de misericórdia? Como ousas tu tratar assim o Rei dos Reis? Afinal, tu estás assentado no teu trono feito de barro e querendo que O Todo Poderoso se incline perante a tua face, achando que tu tens direito de ter aquilo que tu queres ter aqui, nesta vida?

         Oh! que a palavra de Deus fale à profundidade do teu coração! Oh! Que tu sejas abalado, e que assim tu percebas que não há nada de firmeza debaixo de teus pés! E que tu saibas que não há nada que te forneça qualquer refúgio e segurança aqui;que este mundo é apenas satanás te engambelando e te deixando vaidoso sem que tu percebas ó alma, o grave perigo que te espera nas trevas eternas. Será que tu não percebes a cilada e armadilha? Será, que tu irás prosseguir assim empurrado caminho abaixo descendo para um rumo que nada é agradável? 

Nenhum comentário: