segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O VERDADEIRO INIMIGO I


         “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
CONHECENDO O INIMIGO (primeira)
Prezado amigo, quero lhe convidar a que você tome sua bíblia, e que com o coração cheio de temor perante o Deus que fala, abra no texto de 1 João 1:9. Estamos diante da linguagem do Espírito de Deus passando para nós os pecadores o caminho claro e seguro da salvação que Deus mesmo providenciou para os perdidos. É a tão grande salvação mostrada e delineada por toda Escritura; é a salvação mediante o sangue do Cordeiro amado. Pude passar e repassar o assunto bíblico que é tão desconhecido dos homens a respeito do tipo de pecador que toma o caminho em direção a Cristo. Ficou bem claro que é aquele que tem no coração a marca da confissão. A bíblia apresenta a condição: “Se confessar”. A confissão é um ensino que perpassa toda Escritura Sagrada. Isso implica que se não houver confissão sincera de um coração transparente, que vai a Cristo pela fé bíblica, certamente a pessoa não achou a salvação.
         Hoje darei início ao tema: O VERDADEIRO INIMIGO. É triste, mas é pura verdade que falsos mestres estão passando às multidões, que o verdadeiro inimigo que os homens enfrentam é o diabo e seus demônios. De fato, ele e seus anjos são homicidas, mentirosos, deturpadores e aproveitadores, e nós não devemos ignorar seus ardis. Mas, Deus quando se direciona aos homens, Ele afirma que o pecado é o mais terrível inimigo, e trata-os como responsáveis pelos seus atos. Deus não lida com os seres humanos na pressuposição de que eles, sem qualquer distinção, são vítimas dos males, mas sim que são culpados. Deus em sua palavra revelada vai diretamente ao coração dos homens e ali mostra de onde provêm todos os males enfrentados pelos próprios homens. De onde emanam os problemas que são tão freqüentes? Não são provenientes dos anjos caídos, não são provenientes do lado de fora. De onde provém, então? Dos homens mesmos. “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). Nós somos os causadores de todo prejuízo. Ao invés de nos apresentar como pobres vítimas, Deus, através da sua palavra nos mostra que somos réus, culpados e que os homens, por serem culpados, caminham para enfrentar a face do Glorioso e perfeito Juiz do universo.
         Procurarei aqui jamais afastar-me da palavra escrita, por isso peço que o leitor volte seus olhos para o próprio texto lido de 1 João 1:9: “Se confessarmos...” o que mesmo? “... os nossos pecados”. Notemos bem a clareza da comunicação bíblica para que não sejamos iludidos pelo engano de nosso próprio coração. No texto Deus não está fazendo com que fixemos a atenção no diabo, nem que coloquemos a culpa na situação social, nem tampouco procura dar algum paliativo tentando resolver nossos problemas. Nosso Deus é o Deus da verdade e Ele vai diretamente ao problema. Enquanto milhares de vozes religiosas clamam ao seu derredor com intuitos gananciosos, afirmando que seu problema é demônio, é doença, falta de recursos materiais, falta de fé, fazendo você achar que Deus é injusto por deixar que viva sofrendo, enquanto têm outros que estão vivendo do bom e do melhor, eis aí a resposta vinda diretamente da boca de Deus. Ele afirma que seus problemas são seus pecados. Eis aí os inimigos. Eles ficam tão bem escondidos, tão disfarçados, mas a palavra de Deus chega com sua luz e mostra quem são eles. Eles são perfeitamente descobertos pela poderosa Palavra de Deus. Então, sendo assim vamos fixar nossa atenção naquilo que Deus em sua revelação nos apresenta bem dentro do nosso coração, como um médico que dá o diagnóstico do problema mostrando um tumor maligno, uma úlcera, ou uma outra enfermidade perigosa em nosso corpo. Importa que sejamos vistos perante essa fulgurante luz da Palavra tão perscrutadora que chega para mexer conosco, provocando uma reação adversa.


Nenhum comentário: