quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A PACIENCIA DE DEUS (13)


Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
A SUA VONTADE SOBERANA:
         Caro leitor, examinemos melhor esse precioso ensino da paciência de Deus, conforme o texto acima. Estamos vendo um Deus que está em constante comunicação com Seu povo e mostrando que toda sua atividade neste mundo tem em vista a salvação desse povo. Até Seu Nome “Jesus” foi dado porque tinha em vista a salvação do Seu povo eleito (Mateus 1:21). Que preciosa atuação da graça! Quanta bondade e compaixão do Senhor! Quão forte é esse Ser, tão rico em amor, pois pode descer do céu e vir em busca dos aflitos e abatidos de espírito! Que grande, gloriosa e infalível atuação dessa graça! Caro leitor, todo crente deveria se esmerilhar em conhecer essas verdades, porquanto elas nos foram entregues! Somos um povo bendito, porque as riquezas eternas em Cristo estão ocultas das mentes e dos sentimentos dos sábios e poderosos deste mundo.
         Ao prosseguir em nosso esforço para compreender o texto, vemos de imediato a vontade soberana em plena ação: “...não querendo...”. Em toda extensão da Palavra eterna vemos o quanto a Palavra de Deus exalta a vontade de Deus, em absolutamente tudo. Nosso Senhor sempre procurou exaltar a Palavra; sempre procurou colocá-la acima de tudo e que sempre esteve submetido humildemente a essa vontade. Então, durante essas centenas de anos da história do homem vemos é nessa soberana vontade que Deus opera no meio do juízo, utilizando a poderosa força de Sua graça e assim salvar Seus eleitos, enquanto milhares são despencados no abismo. O que Deus está fazendo neste mundo? Por que Sua paciência? Por que permite que elementos mundanos vivam para escarnecer do Nome Dele? Por que permite muitas vezes que o mal se acumule tanto? Por que permite tanta injustiça e perversidade praticadas dia após dia? Por que permite que a malícia, perversidade e a impiedade reinem tanto? Eis aí a resposta tão clara: O Senhor está salvando Seu povo durante o decorrer dos anos! O Senhor entrou neste território de trevas e avança nesse lugar de trevas para chamar pecadores ao arrependimento! Maravilhas! Grandes coisas Ele fez, está fazendo e vai fazer, justamente porque eterna é Sua misericórdia e forte é Seu braço.
         Meu caro leitor, não podemos esquecer que esse é trabalho de Deus! Não há possibilidade de alguém outro, nem mesmo um anjo vir para realizar tão grandes feitos! Os inimigos enfrentados são atrozes e terríveis e para encará-los nós os homens não passamos de meros mosquitos. Também, não devemos esquecer que no triunfo da cruz nosso Senhor já destruiu todo poder do mundo, do diabo, da morte e do inferno. Ele foi sozinho à cruz e agora vemos esse portentoso Salvador entrando em vilas, cidades, países e tribos, a fim de realizar feitos inacreditáveis, e operar no meio dos homens a obra da nova criação (2 Coríntios 5:17).
         Também, nessa vontade a vitória da graça é revelada ao derrotar o mal. Caro leitor é aqui que vemos o que realmente significa a força descomunal da graça. Deus simplesmente está mostrando que a brutal força do pecado e do reino das trevas foi completamente superada por esse oceano de poder irresistível! O reino das trevas não contava com isso, pois onde abundou o pecado, superabundou a graça (Romanos 5:21). A graça está operando coisas inauditas; a graça tem enchido esse mundo de luz celeste; tem trazido o frescor da Nova Jerusalém aos homens e tem realizado maravilhas, pois tem transformado homens e mulheres, pois tem chegado para fazer do perdido e condenado pecador elementos santos e justos. Além de tudo isso, a graça tem aberto caminho rumo ao céu! Como pode? Homens e mulheres que antes estava sendo levados como prisioneiros para o abismo, eis que agora trilham livremente o caminho seguro e santo para a morada que Deus preparou para eles!


Nenhum comentário: