terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O QUE ESTÁS ACUMULANDO? (12)


Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2:5).
  OS DOIS TERRÍVEIS PECADOS:
         Caro leitor, estamos vendo nesse texto tão glorioso como e porque estão neste mundo entesourando ira para o dia da Ira. Certamente não devemos passar por cima dessas verdades, por isso precisamos lutar para descobrir o que o Espírito de Deus tem para nos mostrar, conforme toda Escritura. Já temos visto que todo problema do homem no pecado não está por fora dele, mas sim dentro, no coração. É exatamente onde está o trono do pecado que faz o homem alguém duro e obstinado contra Deus. É seu coração embrutecido contra a verdade celestial que foi revelada e que faz dele alguém impenitente. Precisamos saber disso; precisamos saber o que somos desde a queda; precisamos compreender como a Palavra de Deus notifica claramente como o homem mostra pelos seus atos, que não está nem um pouco interessado em se humilhar e se curvar perante a glória de Cristo.
         O que significa um coração impenitente? Será que Deus não está referindo aos terríveis bárbaros, aos criminosos e ladrões? Não! No texto o Espírito Santo usa o apóstolo para falar diretamente aos judeus religiosos, aos que usavam as Escrituras do Velho Testamento e se gabavam que espiritualmente eram melhores do que as nações pagãs. Paulo afirma ali que todos estão assim, que não há diferença (Romanos 3:9), pois todos nós viemos do papai Adão e da mamãe Eva. Mesmo que por fora parece que há diferença, mas não é verdade, pois Deus vê o homem no coração e não na aparência, nem mesmo sob uma atmosfera religiosa. Todos são iguais e endurecidos contra Deus e fogem da glória de Cristo.
         O homem no pecado mostra sua impenitência contra Deus pelos seus próprios atos, pois lhe falta o temor ao Senhor. Homens podem ser simpáticos com os homens; podem ser educados, polidos e disciplinados; podem ser religiosos e bem dispostos a ajudar seu semelhante, mas no íntimo estão prontos para negar o Senhor, pois quando estão confrontados com a verdade do evangelho, imediatamente resistem a verdade. O fato é que no coração está ausente o temor do Senhor. A verdadeira sabedoria, conforme o ensino bíblico está em temer a Deus e obedecer-Lhe. Mas, em que consiste o pecado? Exatamente o contrário, isto é não há temor ao Senhor. A essência do pecado é revelada no fato de não dar a Deus a glória que Lhe é devida; é não submeter-se a Ele; não curvar-se perante Seus santos conselhos e ser dirigido pelos Seus caminhos eternos.
         Caro leitor, a vontade do homem no pecado está escravizada ao pecado (João 8:34), por essa razão ele é totalmente submisso ao pecado. Muitos chegam a ter Jesus na mente, mas seu coração está longe Dele, porque Cristo não é seu tesouro. Querem Jesus como um amuleto da sorte; querem Jesus para que este lhes abençoe no viver e até mesmo estão prontos para trabalhar, louvar e citar belas palavras a Seu respeito. Mas realmente seus corações estão distantes, porque sentem o fascínio deste mundo e aspiram o conforto dessa babilônia tão atraente aos seus olhos e à carne. Milhares vivem assim neste mundo, pois correm para buscar um campo de refúgio e acham que podem ficar escondidos da Ira de Deus.

         Ah! Quão terrível é o coração impenitente! Por quê? Porque o impenitente simplesmente construir uma muralha protetora contra a verdade revelada. Quer um Jesus, mas não o Senhor da glória, por essa razão se ocultam muito bem, estão sempre disfarçados, a fim de não serem descobertos. Milhares vivem assim, pois professam que tem fé e estão amarrados à sua própria fé. Mas o fato é que essa fé parece ser ouro, mas quando passam pela tempestade ou pelo fogo, logo mostram que tal fé não é proveniente do Espírito de Deus, por meio da Palavra (Romanos 10:17). Por essa razão tal alma é impenitente, não se curva para o Senhor; não está submissa nem obediente à Sua Palavra. É algo feito pelo sistema mundano. Por essa razão tal pessoa está acumulando ira, para o Dia da Ira! 

Nenhum comentário: