sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O NOVO NASCIMENTO (8a)


 “Em verdade, em verdade te digo, quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”. João 3:5.
         Amigo leitor, em nosso estudo de ontem procurei esclarecer que quando Jesus refere-se a “água” no texto de João 3:5, Ele está falando a respeito da palavra de Deus. A poderosa palavra da verdade é a semente santa que brota nova vida no coração do pecador. Meu amigo, ninguém pode ser salvo porque foi curado; porque recebeu alguma benção; porque fez alguma atividade religiosa. É quando o homem houve a palavra da verdade, o Evangelho da salvação, é que é salvo. É a mensagem de salvação que o pecador precisa ouvir. Deus aprouve salvar alguns pela loucura da pregação. É a poderosa palavra de Deus o martelo que destrói a penha; que arrebenta os grilhões da incredulidade; que derriba as muralhas do orgulho, da vaidade, da ignorância, etc.
         Ah! Meu amigo não tem outra arma que o Espírito Santo usa Ele sempre se apoderou da palavra; Ele irá sempre usá-la. Satanás odeia a palavra, e Ele vai procurar de um modo ou de outro, torcê-la, e confundir a mente do homem. Meu amigo é bom saber que o pai da mentira fará todo o possível para levar o homem para longe da verdade. Ele faz com que o joio pareça com o trigo; Ele faz com que o melado pareça com mel; é tarefa dele falsificar as coisas. Mas a verdade divina é imutável, e quem é que pode contra a verdade? Nem mesmo o arquiinimigo pode qualquer coisa contra a verdade. O trigo é o trigo, mesmo que o joio pareça com esse cereal; o mel será sempre o mel, mesmo que o melado seja idêntico. O leite será sempre leite, mesmo que cal misturada na água torne-a branca.
         O propósito de Deus é que os seus servos preguem a sua palavra com poder e autoridade. A mensagem poderosa em todas as épocas, sempre foi esta: “Assim diz Jeová”. A pessoa mais feliz que existe é aquela que ouve a palavra de Deus e a recebe com alegria no coração. Jesus disse à uma mulher cheia de supertições: “Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lucas 11 versos 27 e 28). Ninguém pode nascer de novo, tornar-se nova criatura gerada pelo Espírito Santo, sem o poder da palavra. Não são as pomposidades de uma religião que atingem o âmago do indivíduo para fazer dele um novo ser; não é o barulho do homem e as festas solenes que podem destruir de uma vez por todas o poder do pecado. “O evangelho foi, é e sempre será o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. É aquele que houve a palavra da verdade e crê no filho que tem a vida. O Espírito Santo abre os olhos espirituais do pecador para que Ele veja as maravilhas da palavra; os ouvidos espirituais que estão surdos, serão abertos para ouvir a palavra e obedecer o chamado.
         Como um servo de Deus pode deixar de pregar a palavra? Satanás não terá receio de uma igreja que canta muito; que faz muita festa. Mas Ele terá receio de uma igreja comprometida em honrar a Deus pregando todo conselho de Deus. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo dizendo-lhe “prega a palavra”.
         Ah! Meu amigo, que prazer seria para eu saber que teu coração tem um grande deleite pela palavra viva e eterna. Para o salmista a palavra de Deus era mais preciosa do que a prata e o ouro. Ó que terrível é para ti se teu coração é obstinado, é rebelde, é endurecido contra a palavra. O que eu poderei fazer por ti meu amigo? Tu não aceitas a verdade revelada, então o teu coração estará aberto para as mentiras que Satanás te fará ouvir. O Grande Deus declara que é rebelião não escutar a sua palavra; é realmente obra de feitiçaria rejeitar a doce palavra. 

Nenhum comentário: