segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A PORTA ESTREITA (4)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)


         Mas eu tenho outro argumento para mostrar a razão porque Jesus diz ali no texto: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Já apresentei a primeira razão que é o juízo, e naquilo que apresentei, o que eu quero dizer é que Jesus está como que dizendo CORRA! Apresse! Saia desse lugar perigoso onde você está! Você não tem proteção nenhuma! Você está totalmente desamparado! Você está cercado de inimigos, indo para a miséria eterna; para o castigo eterno, e você merece.
         Mas o segundo argumento é precioso. Jesus aí no texto aponta um lugar de escape. Ele diz o quê? “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Eis aí o lugar de escape. Eis aí a extensão do amor de Deus; a extensão do favor de Deus; eis aí a demonstração viva da misericórdia de Deus, e ao mostrar o lugar de perigo, o que o Senhor da Glória faz? Ele aponta o lugar para que o pecador corra para aquele lugar e seja salvo. O que foi que Jesus disse? Esforçai-vos por entrar por onde? Pela porta estreita. Não tem outro lugar, nem outro jeito. Ao invés de querer argumentar amigo, ao invés de querer criar confusão, discórdia, veja o seu perigo e corra para esse lugar, o único lugar de escape que Deus te tem dado. O que eu quero dizer aqui é que não há tempo a perder. Não há! O não salvo se acha em sério perigo. Perigo eterno. E esse argumento que o homem usa, tentando colocar suas opiniões, tudo isso é em vão. Não tem valor nenhum.
         Meu amigo, por que ficar sendo ludibriado pelo engano do pecado na alma. O pecado engana. O pecado faz o homem pensar que ele é ouro, quando na verdade ele é barro. O pecado faz o homem pensar que ele é forte como o ferro, mas Deus afirma que o homem é frágil como o barro. Não há nada no homem que venha causar boa impressão em Deus. Nada! Deus não vê nada no homem para dizer: “Esse vale a pena”.

         Agora eu quero pensar nesse lugar de escape. Que lugar de escape é esse? O que é que o Deus de toda a verdade, o Deus de toda a glória quis dizer quando ele apontou o lugar de escape, a porta estreita? O que significa isso? Vamos examinar o que a Bíblia diz. Mas eu vou deixar esse assunto em suspense. Eu quero mais tarde explicar. Antes eu quero falar sobre o que significa esforçar. Que é que Jesus quer dizer quando ele fala: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”? Será que trata do esforço das obras? Não! A Bíblia é bem clara ao dizer que a salvação não é pelas obras humanas. Será que salvação é ser religioso, caridoso, dar seus bens aos pobres, fazer todo tipo de sacrifício, orar muito, chorar, jejuar? Não, não, não! O próprio Senhor Jesus jamais ensinou esse caminho para chegar ao céu. Então, o que ele quis dizer com esforçar? Por que ele usou essa palavra? A palavra esforçar ali em Lucas 13:24, dá uma idéia de agonia. 

Nenhum comentário: