terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A PORTA ESTREITA (4c)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)
 Eu quero aqui tentar explicar, tentar ilustrar para que o amigo  entenda. A idéia é a seguinte. Alguém numa situação tão deprimente, que ele faz de tudo para buscar o livramento. Graças a Deus porque o mundo fornece milhares ilustrações, e essas ilustrações deixadas aí no mundo, podem ser usadas para explicar o significado dessa palavra esforçai-vos usada por Cristo aí no texto em pauta. Vamos ilustrar, por exemplo, se alguém souber que está com câncer, o que ele vai fazer? Ele fará de tudo para se ver livre dessa mortal enfermidade. Eu ouvi falar de um homem que era riquíssimo, mas quando ele soube que estava com câncer, ele falou para os filhos: “Gastem tudo o que eu tenho, mas não me deixem morrer”! Isso é que significa esforçar. Quando a pessoa está numa situação dessa, ela faz de tudo para encontrar o remédio certo. Outra ilustração. Quando a gente se vê em perigo, há por parte da gente um esforço. Há uma agonia para achar o livramento certo. Por exemplo, você vai atravessar uma avenida perigosa, e vem lá um carro em alta velocidade. Se você andar devagar, aquele carro vai pegar você. Então, o que você faz? Você apressa os passos e corre para livrar-se do perigo.
         Talvez você amigo, nunca passou uma fome intensa, mas  a fome ilustra o que significa esforçar. A fome é um perigo e você busca a comida. E a comida é o livramento. Vamos imaginar também que você está chegando perto de sua casa, e ao chegar perto de sua casa, você vê que ela está pegando fogo. O que você faria se soubesse que seus queridos estão lá dentro, cercados pelo fogo? Aquela situação o moverá a um esforço sobrenatural incomum. Li num livro uma vez, a respeito de um homem, que levava sua esposa às pressas ao hospital, e ela estava prestes a dar a luz. Era uma agonia intensa. Naquela agonia, uma roda do carro entrou no buraco, e ele não conseguia sair. A situação era tão alarmante, que aquele homem, num esforço quase que sobrenatural, ele sozinho, conseguiu tirar o carro do buraco, e levar a sua esposa no tempo certo de dar a luz.
         É isso que Jesus quis dizer quando falou: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Mas, não é somente isso o que implica o sentido da palavra esforçar, não é somente ver o perigo. Mas você também vai ver que não há outro meio. Não há no meio dos homens um socorro para você, nem no meio dos parentes. Também, igreja nenhuma pode lhe socorrer. Nenhum amigo, nenhuma oração pode lhe socorrer. Não há nada que você pode fazer. Você clama, clama aqui, no meio dos homens e não acha livramento. A posição de juízo é alarmante, e o pecador não consegue escapar por ele mesmo. Ele vai perceber que sua própria natureza não quer. Ele vai perceber que o seu próprio coração odeia o caminho estreito. Que ele tem toda disposição para andar no caminho largo. Ele vai perceber que há uma hostilidade contra Deus, contra o livramento de Deus. Que a natureza humana não quer a salvação de Deus. Ele vai olhar para o caminho largo, e vai falar: “Esse caminho é tão atraente. Eu estou fascinado com os amigos que eu tenho. Eu estou fascinado com o pecado que atrai a minha carne, com este mundo, que é tão convidativo. Milhares estão neste caminho. Por que deixar este caminho largo e entrar no caminho estreito. Eu estou no perigo, mas não estou vendo o perigo, mas mesmo que eu veja o perigo, eu não consigo escapar. Afinal, sou tão ocupado, tenho minhas obrigações, tenho meus deveres”.

         Mas veja o que a Bíblia diz: “Esforçai-vos”. Deus está dizendo a todos, mulheres, homens, jovens esforçai-vos! Mas eu tenho ainda outro argumento. Eu quero ir mais profundo. Eu quero mostrar para o amigo, o perigo em que o amigo está, se ainda não foi salvo. Lembra bem, você precisa conhecer quem é você. E quanto mais você conhece a Bíblia, mais você conhece o que é a natureza humana. Ela é soberba, ela é orgulhosa, presunçosa, arrogante, propensa à vaidade e ela se inclina totalmente à mentira. Ela se deleita na mentira. E olha amigo, entrar pela porta estreita requer humilhação, requer ficar sozinho, abandonar os amigos, o que os outros pensam, o que os parentes pensam, o que o mundo vai pensar, os desejos da carne. “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. É muito humilhante. É o reconhecimento da sua extrema pecaminosidade. Isso é demais. A natureza não quer. O orgulho humano não quer. A corrupção que jaz dentro do coração do homem não quer. O que o homem pode fazer? Nada! Tem que apelar para o livramento fora do homem. Foi isso que Jesus quis dizer. “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”.

Nenhum comentário: