sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A PACIENCIA DE DEUS (14)


Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
A SUA VONTADE SOBERANA:
         Caro leitor precisamos conhecer o glorioso e soberano trabalho desse Deus, que durante tantos anos tem neste mundo mostrado quão longânimo é para suportar tamanho desaforo e escárnio dos ímpios. Ele só não tem tratado nações e cidades como fez com Sodoma e Gomorra, porque ainda há um remanescente, e na linguagem de Isaías ainda resta o “toco” (Isaías 6). Ele está salvando Seu povo eleito; por meio do evangelho Ele atrai pecadores para a tão grande e gloriosa salvação; em todos os lugares, nas tribos e nações eis que o Senhor jamais perde de vista os Seus mesmo aqueles que ainda não nasceram. Caro leitor, tal verdade não é preciosa aos seus corações?
         Certamente Ele está operando Seus juízos também. Inimigos em todos os lugares estão sendo colocados debaixo de Seus pés. Em muitos lugares nações inteiras têm sido fechadas para a Palavra da verdade; simplesmente foi retirada a luz do céu e corações têm ficado completamente endurecidos. Também a história relata o fato que muitas nações poderosas têm sido extirpadas da face da terra, nada mais restando, senão as cinzas para que fique bem entendido que Deus é justo e que Seu juízo é santo e que nisso Ele está em plena realização neste mundo. Caro leitor, basta uma olhada no Salmo 136, para que ali vejamos que onde Deus opera Sua misericórdia, requer que Seus juízos sejam manifestados. Se um herói há de libertar sua querida que está aprisionada, então precisa lutar e vencer seus adversários. Para retirar Israel da fornalha de ferro no Egito, houve necessidade que a espada punitiva de Deus entrasse em atividade, a fim de que os inimigos fossem retirados do caminho. Para dar a Israel o descanso prometido, nações terríveis e cidades inteiras foram simplesmente erradicadas.
         Caro leitor, homens e mulheres são convocados para conhecer a força de Deus em salvar. Pecadores são exortados a apoderarem dessa força do amor, da grandeza dessa compaixão. Não é para os homens desafiarem o céu! É simplesmente uma decisão louca; é simplesmente uma decisão desvairada de milhares, porque a força de Deus está em manifestar Seu braço forte para arrancar pecadores da eterna perdição. É tão imenso isso; é tão grandiosa essa misericórdia que Deus tem atendido intercessões de Seus santos, a fim de não punir nações e indivíduos. Foi pela compaixão Dele que poupou a cidade tão cruel de Nínive, tudo para dar uma preciosíssima lição da graça ao profeta Jonas (Jonas 4).
         Também, devemos lembrar que até mesmo os ímpios têm sido abençoados com a doce visitação da misericórdia de Deus. Em grandes períodos de avivamento, Deus tem preservado muitas nações de terríveis punições, devido a progressão do pecado. Muitos povos têm podido respirar aliviados com as brisas suaves vindas da Nova Jerusalém. Ora, este mundo maligno não merece, mas o Senhor tem feito isso por causa da Sua longanimidade, da imensidão desse amor; por essa razão Seu santo e justo juízo não tem sido despejado sobre este mundo tão amadurecido no pecado.
         Mas é nessa atividade soberana da graça de Deus, em pleno território da mentira e da crueldade do pecado que Deus tem usado tudo, até mesmo a fúria dos homens e do diabo, a fim de cumprir Seus santos e eternos propósitos. Homens e anjos perdidos têm sido colocados nos lugares certos e no tempo exato, a fim de cumprir os santos propósitos de Deus, para o bem eterno do Seu povo eleito. Enquanto eles riem, zombam, escarnecem e motejam, nada sabem, simplesmente ignoram que são instrumentos preparados por Deus para essa finalidade. Nunca houve, nem haverá derrota da parte de Deus. Não haverá um segundo de vitória do diabo. O que parece vitória, não passa de triunfo da graça Soberana!


Nenhum comentário: