quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O QUE ESTÁS ACUMULANDO? (10)


Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2:5).
  OS DOIS TERRÍVEIS PECADOS:
         Caro leitor, tenho procurado mostrar o que a Palavra de Deus diz acerca da condição do homem no pecado. Convém que esse assunto seja  bem salientado, porque tendemos a olhar para o homem conforme a aparência. Mas a verdade é que a Bíblia salienta o problema do homem no coração dele. Somos ludibriados porque as aparências enganam e encobre a realidade, porque todo mal do pecado brota do coração e não da mera aparência. Tomemos como exemplo a vida do rei Joás (2 Crônicas 24). Toda Jerusalém esperava que ele fosse o rei, porque esteve durante toda sua infância sendo guardado da criminosa Atalia e foi sempre supervisionado por Joiada, um Sumo Sacerdote fiel e piedoso. Enquanto Joiada estava vivo, Joás realmente atendeu as expectativas, mas assim que seu tutor espiritual veio a falecer, então Joás pode mostrar quem ele realmente era, pois seu ódio contra Deus e contra a liderança de Deus veio a tona, para sua própria ruína.
         Caro leitor deixo claro que Deus vê o homem no coração; é ali que o verdadeiro ser humano. É o coração que mostra sua origem, que nasceu no pecado, que já veio ao mundo pronto para pecar, mentir e ser guiado e dirigido pelo pecado (Salmo 58:3). Também é claro que todo problema do homem é contra Deus e sua hostilidade, ódio e revolta serão direcionados contra o céu (Salmo 2). Olhando do ponto de vista humano, tudo vai parecer belo e agradável; a normalidade desse fluxo de corrupção seguirá como um rio – sempre para baixo. Não foi assim com Faraó? Deixado sem a intervenção do grande Jeová, aquele monarca conduziria a nação da forma que ele bem queria e manteria a nação de Israel sob seu jugo e escravidão. Mas, assim que Moisés e Arão chegaram como enviados de Deus, então toda arrogância e perversidade daquele arrogante rei vieram a lume, mostrando que estava pronto a lutar contra Deus até à morte.
         Mas o que significa “coração duro?” É a porta trancafiada para Deus. Todos os homens estão nessa condição, até que são salvos e retirados dessa condição tão triste, mediante a atuação misericordiosa de Deus. Nós viemos ao mundo com essa predisposição de fugir de Deus, de andar neste mundo, como se Ele não existisse, a fim de buscar nossa própria glória. Eis aí o efeito aterrorizante do pecado. Toda essa organização maligna funciona assim, desde o coração; é lá que toda maquinaria trabalha, a fim de o homem seja dirigido insensatamente pelo pecado. É em torno do coração que homens e mulheres, não somente trancam a porta por dentro, como também erguem uma muralha ao derredor, a fim de que nada da verdade venha entrar. Lá dentro todas as armas de guerra estão apontadas contra Deus e dispostas para investir contra toda revelação divina.
         Notemos bem como os judeus tão arrogantes trataram o Senhor Jesus. Queriam da parte Dele todo bem material; queriam um político para ser o rei deles e um religioso a fim de manter suas aparências religiosas. Mas, quando a verdade celestial era estampada perante olhos com verdades pautadas no Velho Testamento, estavam prontos para apedrejar o simples Filho de Deus. Seus corações endurecidos e terrivelmente obstinados faziam com eles pensassem que eram salvos, que eram os melhores da terra e que eram herdeiros do Paraíso celestial, juntamente com os patriarcas. Mas notem bem que nosso Senhor sempre os encarou com a verdade e eles só não o mataram antes, porque ainda não havia chegado Sua hora.
         Caro leitor, venho dizer-lhe que o coração do homem é assim. Às vezes parece ser muito religioso, muito espiritual e bem piedoso, mas quando a verdade acerca da sua condição no pecado chega perante seus olhos, então ele foge para não ser descoberto. Ó, quão terrível, cruel e pervertido é o coração do homem! Ele nem sequer imagina que está neste mundo amontoando ira para o dia da Ira! Nem sabe o que lhe aguarda após sua partida deste mundo!

Nenhum comentário: