terça-feira, 24 de dezembro de 2013

APARENTE CONTRADIÇÃO (12 de 23)


         “Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS.
         Caro leitor, ao considerar o caminho pelo qual nosso Senhor trilhou em Sua jornada desde o nascimento até à cruz, certamente o caminho pelo qual peregrinam os santos é cheio de trevas. Ora, Ele mesmo deixou claro para Seus discípulos ao afirmar que no mundo eles passariam por aflições (João 16:33). Mais do que isso, os santos de Deus que trilharam este mundo enfrentaram essas trevas; experimentaram as revezes deste mundo tão enganoso e perverso. Mesmo homens mais santos não souberam o significado de prosperidade material; milhares sofreram fome e nudez; milhares foram perseguidos e maltratados. Isso é o que significa filhos de Deus andando nas trevas.
         Sei que este tema não é tão agradável e desejável aos corações; não são boas novas àqueles que tanto anseiam por um caminho de sossego e paz nesta vida. Mas, nosso Senhor não prometeu isso ao Seu povo, justamente porque Deus utiliza essas trevas mundanas, tendo em vista o bem eterno do Seu povo. Os salvos não foram atirados ao acaso; não são órfãos, desamparados. Deus tomou cada crente para Si como filho e cada um é tratado com um amor disciplinador (Hebreus 12). Não há diferença entre eles; não há um crente mais especial que outro; não há amor mais abundante para este ou aquele crente. Todos eles foram escolhidos em Cristo, chamados em Cristo e estão sendo preparados para a glória eterna.
         Caro leitor, para que servem as provisões de riquezas mundanas? Essas relíquias tão buscadas pelas multidões não passam de quinquilharias, quando comparadas com a herança dos santos guardadas no céu! Aquilo que os homens tanto buscam ajuntar aqui serve de lenha que eles acumulam para a própria destruição eterna (Romanos 2:5). Nosso Senhor já nos deu a excelência em Cristo, então, por que desejar acumular-se daquilo que certamente vamos deixar?
         Vou mais adiante para mostrar que as trevas que os santos enfrentam aqui servem para mostrar ao mundo os atos de justiça do Senhor por meio dos Seus santos. Por esse fato devemos considerá-las positivas. Elas são usadas para anular todo peso carnal que tanto nos anima à um viver mundano. Deus utiliza as trevas, a fim de que aquilo que puramente natural seja apagado e tudo seja visto como utilidade aqui. Para José, seu tempo no Egito era tão amargo; aquela escuridão parecia ser infinda; a única força capaz de segurar aquele jovem no meio do desespero, do medo e da saudade era a força da graça: “O Senhor era com José”.
         Aquele moço não sabia que a formosa justiça dos justos estava sendo erguida com seus holofotes de bênçãos para o mundo, por esse fato aquelas trevas eram sim, instrumentos de bênçãos nas mãos do Senhor. Quando José foi erguido da impura prisão para a posição de vice-regente do Egito, Deus estava exibindo ao mundo o verdadeiro significado de sabedoria, provisão, justiça e juízo. As horripilantes trevas da provação foram as paredes com as quais Deus cercou seu servo, a fim de livrá-lo de todos os laços e afetos naturais e imprimir em seu coração o verdadeiro conceito de vida que somente os santos podem exibir neste mundo: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
         E você caro leitor, tem passado por lutas, temores, dificuldades, etc.? Parece que a escuridão externa das lutas e aflições tem encoberto até mesmo a alegria interior e anulado a força de querer servir a Deus melhor? Pode você entender agora o que realmente significa um filho da luz andando nas trevas? Esteja certo que logo, logo tudo vai passar e que ao ser retirado desse ambiente tão assustador, verá que Deus          “trevas” fazem parte do currículo da graça, para o pleno aperfeiçoamento dos santos e que todos os que ainda estão peregrinando neste mundo fazem parte dessa tão maravilhosa escola.
Visite: http://oevangelhodagloriadecristo


Nenhum comentário: