quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O NOVO NASCIMENTO (7a)


 “Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.
         Amigo leitor continuaremos a nossa abordagem bíblica sobre esse assunto do novo nascimento, na real esperança que o Espírito Santo levará esta bendita verdade ao teu coração, se tu na realidade, humildemente queres aprender Dele. No verso 5 o Senhor Jesus apresenta a Nicodemos os dois elementos necessários que produzem o novo nascimento: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Quais são os dois elementos usados no processo do novo nascimento? A água e o Espírito. É nesse assunto que vamos ocupar o tempo de nosso estudo nesta noite. Peço que o leitor atento esteja na dependência do Espírito Santo, pois é somente Ele quem é capaz de levar a verdade ao entendimento do coração humano.
         O que significa nascer da água e do Espírito? Vamos ver o que a palavra de Deus ensina a respeito disso. É bom lembrar que eu não devo forçar a palavra de Deus a aceitar o meu modo de interpretação. É a bíblia que interpreta ela mesma. Não vamos tentar arrombar o cofre para achar o tesouro, pois é impossível entrar assim no conhecimento das coisas de Deus. Forçar a interpretação é realmente atrair erros e mais erros. É importante que saibamos que Deus vela pela pureza de sua palavra, e Ele há de punir severamente que se atrever a ofender a palavra escrita. A chave dos tesouros eternos do conhecimento das coisas espirituais está com o Espírito Santo, e é Ele quem esclarece a verdade; é Ele o espírito da verdade, o único quem pode guiar o homem na verdade. O Senhor Jesus declarou a Nicodemos que o nascimento espiritual, ou novo nascimento é produzido pela água e pelo Espírito.
         O que nosso Senhor quer dizer sobre nascer da água e do Espírito? Primeiramente vamos examinar o termo “água”. Será que o Senhor está referindo ao batismo? O novo nascimento é produzido pelo batismo e pelo Espírito? Será que o pecador nasce de novo quando ele passa pelas águas batismais? É fato que batismo não salva. Em nenhum lugar das Sagradas Escrituras dá margem para o ensino. Água pode remover sujeira física, mas jamais pode retirar as imundícies da alma. Aquele que já é salvo deve obedecer a ordenança do Senhor, se batizando o seu batismo será um testemunho simbólico de sua morte e ressurreição com Cristo, para uma vida que realmente glorifica o Senhor. É o ensino de Romanos cap. 6 versos 1 a 4.

         Então, se o texto não está referindo ao batismo, então, o que o Senhor está querendo dizer quando falou: “Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus”? Vamos, pois à interpretação bíblica. Não esqueçamos que a linguagem de Cristo com Nicodemos era totalmente hebraica. Água era usada no templo do Velho Testamento para purificação física dos sacerdotes. E hoje o que Deus usa para purificar a alma para a limpeza das imundícies do coração? Você tem a sua bíblia aberta no evangelho de João? Pois então vamos até o cap. 15 verso 2 onde o Senhor Jesus diz aos seus discípulos: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Pode observar que a palavra de Deus é usada para purificar o indivíduo? Também, em Efésios 5:26, falando ali que Cristo amou a Sua igreja, o seu povo, Paulo afirma que , Jesus “...se entregou a si mesmo pela igreja, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água, pela Palavra”. 

Nenhum comentário: