sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A FÉ TRIUNFANTE (29)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios... Quem da cova redime a tua vida...” (Salmo 103:1, 2,4)
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “... e te coroa... de misericórdia...”
         Prezado leitor, na meditação anterior dei uma introdução ao mostrar como a graça de Deus brilha intensamente quando o sol da misericórdia revela sua glória em nosso viver. O salvo tem sobre sua cabeça uma coroa feita de glória e de misericórdia. Cuidemos com a graça destituída da compaixão de Deus. Os mestres da mentira arvoraram a bandeira da graça libertina, porque escancaram a porta da salvação a fim de que a multidão pudesse entrar, e uma vez que entraram são declarados filhos de Deus e amados de Deus.
         Caro leitor, que estejamos conscientes da miséria na qual fomos achados e que entendamos bem que nossa jornada rumo ao lar consiste de um viver humilhado e submisso ao Rei da Glória. O povo salvo se gloria apenas na cruz (Gálatas 6:14); regozija-se no Senhor (Filipenses 4:4) e declara-se crucificado para a carne com suas ambições, prosperidades e paixões (Gálatas 5:24). Um povo coroado de misericórdia sabe que terá da parte do Senhor proteção e sustento: “Bondade e misericórdia me seguirão...” (Salmo 23:6); que nada faltará naquilo que precisamos para viver em nossa peregrinação.
         Um povo coroado de misericórdia não tem razão para queixar-se das lutas e dificuldades que surgem; não vive a exigir seus direitos diante de Deus, porque a história da cruz faz o crente viver pasmado pela maneira como foi aceito, perdoado e justificado. Faz com que vivamos apegados ao Senhor, assustados quando olhamos para trás e contemplamos o profundo poço do qual fomos tirados. Mais do que isso, a coroa de misericórdia nos mantém constantemente cheios da misericórdia de Deus, porque a mensagem da cruz nos faz entender o significado do ardente amor do Senhor pelo Seu povo. Passamos agora a entender o que significa entranhas de compaixão (Colossenses 3:12), e não haverá em nós qualquer motivo para um viver de retaliação nas atitudes com nosso próximo. Observemos bem que todos os ensinamentos de um viver em amor, pureza, perdão e justiça estruturam na misericórdia de Deus em nosso favor.
         Também, um viver coroado de misericórdia traz um glorioso benefício ao mundo. Enfrentar o mundo e seu ódio contra Deus e contra o povo de Deus, só há possibilidade para quem entende o significado de misericórdia. Foi assim que nosso Senhor encarou todo desdém e perversidade do mundo religioso e político até Sua morte. Ora, se aquele que jamais conheceu pecado agiu assim, quanto mais homens e mulheres que foram arrancados da condenação merecida, do ardor da Ira de Deus que pairava sobre suas cabeças.
         Davi entendeu isso na prática quando sofria intensa perseguição do seu filho Absalão. Naquele momento de angústia, de choro, pesar, longe do palácio e fugindo como um pássaro aparece Simei, um benjamita para amaldiçoar o rei. Seus soldados queriam punir aquele louco imediatamente, mas o que Davi disse? “... Deixai-o; deixai que amaldiçoe, porque o Senhor lho ordenou. Porventura o Senhor olhará para a minha aflição, e me pagará com bem a maldição deste dia” (2 Samuel 16:11,12). Aquelas horas de angústias foram realmente humilhantes para alguém que era “o homem segundo o coração de Deus”, mas Davi entendia que passava por aquela aflição porque merecia. Fora ele mesmo que com seus pecados abriu aquela avenida de trevas e terrores.
         Meu amigo, você entende em seu viver o que significa misericórdia? Já considerou seu merecimento em Adão? Foi levado a entender que merecia o castigo eterno, provado isso pelos seus atos? Compreendeu porque Deus enviou Seu Filho para ser o substituto de perversos pecadores?

Nenhum comentário: