quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (2)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor estamos vendo no cap. 2 de Jeremias as grandes provas da compaixão do Senhor em favor de uma nação que estava endurecida no pecado e afastada do Deus de Israel, tentando encobrir a real situação com práticas religiosas. As mensagens cheias da compaixão do Senhor pelos Seus profetas vinham cheias de advertências e prenúncios de juízo, pois o exército babilônico já estava à caminho, rumo a Jerusalém para destruir a cidade, matar milhares e levar grande parte da população exilada para a Babilônia.
         Caro leitor, meu desejo é que você conheça a grandeza do coração do Senhor diante de tanta maldade, ingratidão e ofensas praticadas pelo povo diante da face bondosa e compassiva do Senhor. Tomemos o texto lido e vejamos o que Deus está querendo comunicar ao povo, o altíssimo grau de rebelião e de desprezo ao Senhor e à Sua santa Palavra: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Caro leitor pode perceber como este texto é tão revelador e confrontador? Você pode perceber até onde vai a loucura do homem no pecado? Vamos examinar algumas lições que emergem do texto:
         1.      Nem nações pagãs fizeram algo semelhante (v. 9 e 10)
         2.      Deus convoca os céus como testemunhas desse ato de loucura por parte de uma nação tão cheia de privilégios espirituais, jamais obtidos por outras nações.
         3.      Deus pleiteia com Seu povo, mostrando Seus atos de bondade e longanimidade, em contraste com a atitude ingrata, profana e rebelde da nação.
         4.      Ele ilustra bem como Israel prova sua rebelião pelos seus atos. Todo cap. 2 é provando isso.
         Caro leitor, diante dessa situação tão caótica de Israel,  quais lições podemos tirar para nossas vidas, conforme aquilo que o texto lido nos mostra?
         Primeiro, mostra o estado depravado do coração humano. Mostra que se não houver uma intervenção milagrosa da graça soberana, não há nada que possa fazer pelo homem, a não ser receber do Juiz eterno a punição merecida. Então, o texto lido de Jeremias ecoa a voz da santa lei mostrando o quão maldito é o homem, e aponta para o evangelho da graça.
         Segundo, mostra que da mesma maneira que Israel procedeu em relação a Deus, todos os homens agem no pecado. Não há diferença, porque em todo lugar, em qualquer país e em todas as épocas, os homens foram, são e serão os mesmos, amantes da idolatria e prontos a desafiar a Deus, a fim de andarem pelos seus caminhos tortuosos.
         Terceiro, mostra o interesse de Deus pelo Seu povo: “Porque o meu povo...”. Mesmo na lei Deus sempre esteve e estará ocupado pelo Povo Dele; pelo povo que Ele amou na eternidade; pelo povo que é a menina dos Seus olhos; pelo povo que o agora o evangelho da graça chama e convida ao arrependimento.
         Em quarto e último lugar, vemos que somente Deus pode agir no coração e Ele mesmo promete isso na lei e revela na graça o que somente e tão somente Ele soberanamente o faz. Por isso trazemos a verdade do evangelho! A mensagem só é vista como BOAS NOVAS quando os homens enxergam sua ruína mediante a os terrores amaldiçoantes da lei! A receita médica é bem vinda quando o paciente está sentindo dores e vendo que está perto da morte! A água é extremamente desejável para o sedento!
         Caro leitor, convido-lhe a voltar para a verdade revelada! Em meio aos terrores da lei, chamo o amigo atento a buscar as joias preciosas do evangelho! A mensagem da cruz mostra a prova do amor do Senhor, aquele que jamais conheceu pecado foi à cruz, a fim de receber sobre Si mesmo as injúrias, maldades, ofensas e crimes dos pecadores, a fim de pagar com Seu sangue e resgatar pecadores para Si mesmo.  
        

Nenhum comentário: