quarta-feira, 27 de novembro de 2013

AFASTAR-SE DE DEUS (5)




“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
AS REPREENSÕES: “As tuas apostasias te repreenderão...”
         Prezado leitor, minha tarefa hoje consiste em mostrar exatamente aquilo que o texto exibe perante nossos olhos: “...e as tuas apostasias te repreenderão...”. O que significa as repreensões da apostasia? Analisemos bem a profundidade dessa verdade à luz da bíblia, assim veremos o que acontece na experiência. Almejo que essa luz dissipe toda escuridão mobilizada pela iniquidade, e assim possamos andar em santo temor, cuidado e plena certeza de fé. Apartar-se do Senhor pode bem ser o indício de uma fé falsa, feita de plástico, incapaz de suportar as duras provas. Desviar-se do Senhor pode ser a fatal caminhada rumo à eterna perdição, com coração endurecido e incapaz de um retorno. A fé verdadeira começa com Deus e é aperfeiçoada por aquele iniciou no coração (Filipenses 1:6). Verdadeiros santos de Deus tendem a retroceder, mas jamais tem prazer em continuar na iniquidade.
         Ó, quão perigoso é distanciar-se do Senhor! Parece que há um respiro de alívio! Parece que finalmente a liberdade chegou e o verdadeiro sentido de viver aparece à frente. Parece que as lindas campinas de Sodoma chamam ao paraíso! Nada de sofrimento, de lutas, de cruz que precisa ser carregada! Ora, quão bela é a vida no pecado! Quantas oportunidades para aproveitar bem os anos que supostamente virão! Quantas veredas agradáveis despontam no horizonte e não há nenhum sinal de juízo!
         Mas caro leitor permita que eu mostre agora as reais repreensões desse afastamento. Primeiramente digo que a distância o repreende. Ó frágil ave, distante do Senhor, não percebe que está cercada de perigos fatais? Ó ovelha errante, por que distanciar do Pastor? Porventura, que habilidade você tem para lutar contra os lobos devoradores? Por que ficar longe da verdade? Mais distante desse lar onde brilha a luz da verdade revelada, maior será a escuridão onde estará aprisionado. Por que distanciar-se do verdadeiro amor disciplinador e acolhedor desse Deus que prova Seu amor aos homens? Porventura, há amor neste mundo maligno? As táticas de satanás são armadilhas mortais que são usadas a fim de prender os incautos e loucos. Por que afastar-se da pureza, da santidade, a fim de sujar seu coração, mente e emoções com os lixos mundanos?
         Digo mais que o próprio acampamento inimigo lhe repreenderá. Ah! Quão triste e vergonhoso é o ambiente para onde se dirige o apóstata! Pedro pensava que estava seguro longe do Senhor, mas uma simples criada foi suficiente para desmascará-lo! Os inimigos riem, zombam e escarnecem quando recebem alguém que se desviou do Senhor. Alguém se afastou da milícia celestial e agora fará parte do exército que guerreia contra Deus e contra Seus santos. Quantos confessavam Cristo com alegria, mas agora estão emudecidos perante os inimigos do Senhor! Quantos proclamavam fidelidade ao Rei dos reis, mas agora se inclinam perante o príncipe deste mundo! Quantos caminhavam em santidade, mas saudaram a imundície e pactuaram com o mundo!
         O que posso falar a respeito daqueles que já deram as costas à verdade, porque acenaram em busca das fantasias mundanas! Se persistirem pela íngreme descida mundana, certamente não passa de uma alma infeliz, miserável que vivia enganada! O que acontecerá quando partir deste mundo? Que recepção terá no inferno? “O Seol desde o profundo se turbou por ti, para sair ao teu encontro na tua vinda...”! Os que desceram para lá vão recepcionar o apóstata com grande euforia dizendo: “...Tu também estás fraco como nós, e te tornaste semelhante a nós”! (Isaías 14:9,10).
         Caro leitor, volte ao Senhor agora, em quebrantamento e coração contrito!
        

Nenhum comentário: