sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (4)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Prezado leitor voltemos de todo coração ao texto, porque o que Israel fez nos dias de Jeremias é o que faz o homem no pecado em todos os lugares e em qualquer ocasião. Com o avanço da mentira vemos como os atos ímpios e perversos dos homens estão sendo encobertos com práticas religiosas e evangélicas em nossos dias. Por essa razão o texto de Jeremias 2:13 precisa ser trazido à lume; precisa ser exposto aos ouvidos das multidões dentro e fora da igreja; do púlpito pregadores devem erguer suas vozes e proclamar a solene verdade que homens e mulheres deixaram o manancial de águas vivas e estão tentando cavar para eles cisternas rotas.
         Meu trabalho hoje consiste em mostrar aos meus leitores como os homens no pecado abandonaram o Senhor; como nossa real história é contada de forma dramática desde o Éden e como agora no pecado homens e mulheres provam pelos seus atos que deram às costas ao Senhor da glória. Notemos bem como a bíblia mostra em linguagem simples, clara e franca revela pelos atos como os homens e mulheres fazem exatamente o que Israel fazia nos dias do profeta Jeremias.
         Tomo agora o termo mais usado nas Escrituras: “iniquidades”. Essa é a palavra mais usada em toda bíblia para designar os atos dos homens no pecado; o que eles fazem usando os membros dos seus corpos, a fim de praticar maldade contra seus semelhantes. Mas a palavra “iniquidade” focaliza a atitude dos homens num total e franco desrespeito à lei de Deus. No Novo Testamento é a tradução do vocábulo grego “anomia”, que literalmente significa “sem lei”.
         Essencialmente a prática de iniquidade é uma afronta à lei do Senhor; é uma atitude de rebelião contra o Rei da glória; é uma afronta ao reino de Deus; é uma declaração de guerra contra o Santo Senhor, criador do céu e da terra; é na prática uma declaração de que não aceita nem tolera a justiça, a santidade, a sabedoria e o juízo de Deus. A prática da iniquidade é o homem afirmando que é livre para pensar, agir e viver como ele deseja viver. É o homem declarando que não aceita a interferência de Deus.
         Vemos isso no Salmo 2. Ali Deus mostra como a população mundial está unida, em pé de guerra contra o Senhor, afirmando que estão dispostos a quebrar os laços e algemas. Eles querem uma sociedade onde não há censura e proibições. Os homens estão cônscios de que o reino é Deus, que Ele é soberano e santo, mas estão prontos a destruir Seu trono de glória. Foi provado isso na crucificação do Senhor. Ali estava a população mundial representada nos judeus e gentios ordenando o desaparecimento do Justo e Santo; no engano do pecado pensavam que o Autor da vida teria o mesmo fim que os homens normais têm.
         Caro leitor, aquilo que os homens no pecado cometem com suas palavras e atos, são práticas feitas propositalmente. São os homens dando às costas para Deus e declarando que preferem curtir suas maldades neste mundo; que anseiam viver em suas imoralidades e adultérios; que amam e preferem adorar seus ídolos; que detestam o Senhor da glória e estão dispostos a servir ao pecado, ao mundo e ao diabo; que sentem o prazer em caminhar pelas vias tortuosas em direção ao inferno. Em Adão consagraram suas bocas para as palavras torpes, indignas e vis; suas mãos são instrumentos para servir ao pecado e líder mentiroso deste mundo; suas mentes tramam e urdem a maldade e suas emoções são usadas extravasarem em seus prazeres.
         Caro leitor, somente o Senhor Jesus pode libertar pecadores dessa condição tão deplorável, separados da glória de Deus (Romanos 3:23). Quando o Senhor chama homens e mulheres da morte para a vida (João 5:24), seus olhos espirituais são abertos e eles passam a ver a verdade; passam a ver a desgraça do pecado; muitos choram e lamentam a condição tão triste, então se arrependem sinceramente a confessam seus pecados, crendo no Salvador Fiel e Justo, capaz de perdoar e purificar o homem de toda essa imundície.





Nenhum comentário: