terça-feira, 26 de novembro de 2013

O INFERNO (7)



          E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma grande pedra de moinho e que fosse lançado no mar. ....ires para o inferno, para o fogo que não se acaba” (MARCOS 9:42-50)
A SERIEDADE DO INFERNO: “...te faz tropeçar..., pois é melhor...”
         Caro leitor, o texto claramente mostra que um viver no pecado, causando escândalo, certamente revela que a pessoa está descendo para a terrível e eterna punição de Deus. Nosso Senhor mostra o quanto a mão pode servir como instrumento do mal: “Se tua mão te faz tropeçar...”. Veremos agora outra parte do corpo que entra nesse perigo que constantemente cerca o viver de milhares neste mundo.
         2.      Um caminhar desobediente: “Se o teu pé te fizer tropeçar...”. Ó quanto a bíblia fala sobre o caminho do homem! Vemos isso muitas vezes em toda Escritura, como ela utiliza vocábulos diferentes para expor o fato que as obras dos homens revelam quem eles são e para onde vão: “Caminhos, veredas, etc.” Por onde os homens andam dia a dia; quais são seus lugares de preferência; quais são as suas companhias; se está fugindo ou não de Deus; se seu caminho é de trevas ou se segue a luz da verdade rumo ao céu. Mesmo que muitos venham a sentir satisfeito com uma fé apenas mental, certamente o modo de viver, os caminhos que tem preferência podem determinar se a pessoa segue a Cristo ou segue o caminho largo que conduz à perdição.
         Notemos como a Bíblia faz distinção: “A vereda do justo é como a luz da aurora...” (Provérbios 4:14); “...mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo 1:6); “...os meus caminhos são mais altos do que o vosso caminho” (Isaías 55:7). Então, podemos saber e julgar segundo a luz das Escrituras se a pessoa caminha para o céu ou se está escorregando para a punição eterna. A Palavra de Deus ordena que julguemos segundo essa reta justiça e não segundo o nosso modo de pensar. Mesmo que estivesse andando com Jesus e Seus discípulos, Judas mostrava pelos seus pensamentos e atos que seu caminho era exatamente contrário ao caminho pelo percorria o Senhor e Seus santos. Sendo ele um filho da perdição, então, sua rodovia era diferente, pois era bem asfaltada de presunção, malícia, avareza e desejo de possuir o mundo inteiro aos seus pés.
         Então, caro leitor, seu modo de caminhar afirma categoricamente qual é seu destino. Se você prefere andar com os ímpios e ama estar ao lado dos escarnecedores é certo que eternamente, eles serão a companhia sua no inferno. Se você corre para lugares ímpios, gasta seus recursos com prazeres carnais, contribuindo para o engrandecimento do império de mentiras, então seu andar prova que você já tropeçou e que por isso rola nessa descida íngreme para o abismo de terrores eternais. Veja a vida de Joás, rei de Jerusalém (2 Crônicas 24). Até certo ponto na história do seu reino, parecia ser um crente que traria paz e piedade ao reino. Mas assim que se viu livre de qualquer “jugo espiritual”, logo se apegou aos inimigos do Senhor e fez deles seus aliados, para maltratar, perseguir e até matar o povo de Deus.
         Meu amigo, o que deve ser feito? Nosso Senhor mostra como a conversão e a fé em Cristo deve ser algo seríssimo, como se tivesse que fazer uma amputação num membro tão importante: “...corta-o; é melhor entrares na vida aleijado...”. A conversão verdadeira torna o homem um tipo de aleijado para o caminho perverso. Ele não tem nem um pé e nem uma mão para servir de escândalo. Ele se torna completamente defeituoso para o serviço que tanto o mundo e o pecado querem; ele se torna um inútil para os propósitos malignos e nefandos da iniquidade.
         Então amigo, eis aí o caminho sério da conversão! Quando a fé vem de Deus e o homem parte para o caminho da humilhação, a mutilação do velho homem se torna importante em seu viver. Mas um novo homem completamente diferente e completo em justiça é erguido para viver em santidade e caminhar com firmeza para o céu.

Nenhum comentário: