quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO. Lição 56




“Pisarás o leão e a áspides; calcarás aos pés o leãozinho e a serpente” (Verso 11)
A segunda lição que podemos ter no verso 13 para nosso enriquecimento espiritual está nos dois verbos: “pisarás e calcarás”. Mostrando o triunfo daquele que é verdadeiramente crente em Cristo. Nos dois verbos podemos perceber que Deus autoriza o crente a satanás e a morte. Mais do que isso, Ele autoriza a “Calcar” Satanás e a morte”. Calcar significa que além de pisar vai esmagá-los ao pó. Tomemos esses ensinos para aplica-los em nosso viver, porque Deus nos deu essa doutrina para que seja a experiência do crente dia a dia.
Será que Deus está ordenando aos crente para agora pegar satanás e a morte e  amarrá-los pela oração como muitos estão tentando fazer hoje em dia? Claro que não. Vamos examinar o verso 13 comparando Escritura com Escritura. O que podemos ver é que o crente faz isso pela fé porque não há outro meio de enfrentar satanás e a morte senão confiantes no poder e na autoridade da palavra de Deus. Não está referindo a autoridade das minhas palavras; não é o poder da minha oração; não é o falar alto, mas é sim a confiança simples no poder e na autoridade da palavra. Somente isso. Observemos que foi exatamente dessa maneira que Jesus enfrentou satanás quando foi tentado 40 dias e 40 noites. O Senhor mostrou o método simples que todos os crentes devem usá-lo que é resistir satanás com a palavra de Deus. Jesus simplesmente usou a palavra de Deus; ele simplesmente abriu a boca e falou o que a bíblia diz.
Outro detalhe é que a ordem de “pisar e calcar” mostra bem o fato do crente ser um vencedor que pode andar corajosamente neste mundo porque a bíblia é bem clara em Provérbios onde diz: “O justo é intrépido como um leão”. Nós não podemos ver satanás e a morte. Eu não posso os enxergar com meus olhos. Uma coisa que realmente sabemos é que esses inimigos estão soltos, em plena ação neste mundo. Ninguém pode amarrá-los. Por isso importa que tomemos a palavra de Deus, a palavra da verdade para enfrentar satanás. E quanto a isso nós podemos ver a importância de cada crente voltar de coração para a palavra de Deus. Por isso repeti tanto sobre a importância da palavra, exortando o irmão sincero a voltar às Sagradas Letras deixando essas fantasias que tanto vemos por aí. Amado irmão, em sua posição de vitorioso soldado do Senhor, segue-se o fato de que você está pronto, não para ficar parado; não para viver pensando que a vida cristã é “um mar de rosas” com tudo indo às mil maravilhas, sem nada ter que fazer, esperando somente aquele momento de ir para o céu. É bem claro pela autoridade bíblica que cada crente deve se posicionar em guerra enquanto segue rumo à Nova Jerusalém.
Encaremos a maneira como a morte é enfrentada pelos santos. Em todas as épocas os verdadeiros crentes sempre enfrentaram a morte vendo-a como um passaporte para a ressurreição. Poderíamos gastar tempo e mais tempo aqui comprovando tal verdade por meio de narrativas bíblicas. Mas tomo Paulo como ilustração naquilo que ele fala em tom de plena vitória no sublime cap. 15 de 1 Coríntios. O mais longo cap. daquela epistola é uma exposição da ressurreição de Cristo e, com efeito, de todo povo salvo. No verso 55 ele dá um brado de desafio à morte: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória?” Ora, quem é o homem que pode encarar a morte dessa maneira? O mais bravo entre os homens deste mundo não passa de um verme ante a força da cruel inimiga. Mas Cristo a venceu, e a vitória do Senhor é a vitória do Seu povo.
Entretanto, se você ainda não correu pela fé para buscar em Cristo o socorro e livramento para sua pobre alma, se não lhe ocorreu isso, se não achou em Cristo o livramento da condenação que paira sobre o pecador; se não achou o livramento para sua pobre alma que neste mundo vagueia como uma andorinha longe do ninho, à mercê  dos perigos que lhe cercam conforme apresentados neste Salmo, certamente você está  sem proteção. Então há maldição, perigo em volta de sua alma e os demônios lhe cercam. Eles são terríveis, e eles fazem de você como se fosse uma bola chutada de um lado para outro. O ser humano é nada e nada tem de poder. A bíblia pergunta: “Quem é o homem para que Deus lembre dele?” Será que você está ainda tão enganado, vaidoso, ao ponto  de querer continuar seguindo o mesmo trajeto de sempre, achando que está tudo bem sem salvação e sem Deus neste mundo? Vagueando neste mundo sem saber o que lhe espera em frente, porquanto a bíblia a firma que o caminho por onde trilha o pecador sem salvação é um caminho de trevas, e quando andamos na escuridão não sabemos para onde estamos indo, não é verdade?

Nenhum comentário: