terça-feira, 26 de novembro de 2013

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO. 55




“Pisarás o leão e a áspides; calcarás aos pés o leãozinho e a serpente” (Verso 11)
Amigo leitor, se você é um crente, Satanás quer lhe desviar da pureza da palavra da palavra de Deus e da simplicidade de Cristo. Sempre a igreja enfrentou sérios problemas com erros doutrinários. Na carta de Paulo aos Colossenses pode perceber ali a maneira que Paulo chama atenção daquela igreja porque estava entrando algumas filosofias  para corromper a pureza dos santos. O que Satanás quer fazer é produzir um viver aparentemente espiritual, cheia de enfeites, de aparatos mundanos, e sem que você perceba estará assim deixando de ser um combatente na defesa da fé, uma pessoa que cresce na disciplina e santidade cristã e também, que deixe de ser um testemunho da pureza da verdade do evangelho. Então, tirando de sua frente todo embaraço e engano que enche o palco em nossos, dias quero lhe ajudar para que você entenda o que o Espírito de Deus tem para lhe ensinar no verso 13 do Salmo 91: “Pisarás  o leão e a áspide, calcarás aos pés o  leãozinho e a serpente”
         No verso lido poderemos perceber algumas lições preciosas. Além de preciosas são lições práticas. Em primeiro lugar nós vemos nossos inimigos - Satanás e a morte. Eles são chamados de “leão e áspide”. Satanás como um leão mostra seu poder (como um leão tem poder e força), e mostra sua força e a fome insana para prender e devorar uma alma. A morte é chamada de áspide e a áspide é mais do que uma mera cobra, a áspide é uma serpente cujo veneno é extremamente fatal. Ma, o que vemos no próprio verso é que os dois aterrorizantes inimigos são diminuídos. Veja bem o verso prestando atenção para o que Deus diz. Primeiro Deus chama satanás e a morte de leão e de áspide, depois Deus  os diminui chamando-os de leãozinho e de serpente, por que? Perderam o poder. É como se Deus estivesse dizendo o seguinte: “Olha, satanás era um leão feroz, mas agora perdeu sua força, e diante de vocês que estão ligados a Cristo esse leão não passa de um mero leãozinho. E a morte que era uma terrível áspide, venenosíssima, agora não passa de uma mera cobrinha, sem nenhum veneno capaz de lhes afetar.
Como vemos o Espírito Santo de Deus, Autor da Palavra posiciona os que são salvos como vencedores do próprio Satanás e da própria morte. Devemos dar glórias e honras ao Senhor diante desse fato. Devemos dar louvores aquele que amou tanto os eleitos e que conquistou para eles tão grande e poderosa vitória. Eis aí o fato que os anjos mais terríveis inimigos de Deus; os mais terríveis inimigos dos homens; os mais terríveis inimigos de toda criação, eles estão agora completamente vencidos, derrotados na vitória consumada na cruz do calvário e na ressurreição. E aqueles que estão agora ligados a Cristo são os grandes vencedores. E contra esses MAIS DO QUE VENCEDORES, (conforme Romanos 8), satanás tem que reconhecer que é impossível vencê-los para sempre. A luta de satanás contra o salvo é uma luta que não tem  sentido. Ele sabe bem que não há meio de derrotar os que foram feitos em Cristo triunfantes.
Creio que já deu para situar o leitor nesse maravilhoso verso. Será que já deu para compreender a maravilhosa vitória do Senhor Jesus Cristo ali na cruz do calvário e na ressurreição desferindo um golpe fatal destruindo completamente o leão e a áspide? Foi ali que o Filho do Deus Vivo deu o golpe que culminou com a derrota desse arqui-inimigo e destruiu também a morte quando ali no sepulcro ressuscitou para sempre. Ele arrancou os dentes desse leão; destruiu completamente sua força. E da morte ele fez com que aquele veneno tão terrível ficasse agora sem qualquer efeito, uma vez que ela não pode lhe reter no inferno.
Então meu amigo, o verso 13 do salmo 91 não tem nenhum sentido em sua vida se você ainda não é um salvo. Como é que você há de pisar o leão e a áspide? Ovelhinha perdida, quão frágil é você! Será que você não sabe que o pastor bendito veio a este mundo para buscar suas ovelhas? Será que você acha que pode ir mais longe do que já tem ido?






Nenhum comentário: