quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DEUS, O PECADOR E O PECADO (11)




Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal” (Salmo 5:4).
A MANEIRA DE DEUS LIDAR COM O PECADO:
         Meu caro leitor pretendo ser bem enfático nesse assunto, porquanto toda mentira deve ser destruída pelo poder da verdade. Se acatarmos qualquer “ramalhete” das heresias religiosas, certamente seremos derrotados mais adiante. Crer que Deus odeia o pecado, mas que ama o pecador não passa de ser inverdade. Aceitar essa mentira é simplesmente lançar fora doutrinas importantíssimas e cruciais à fé cristã, como o ensino sobre o inferno, a ira de Deus, a culpa do homem e outras mais.
         Mas estamos agora compenetrados no texto do Salmo 5. Vejamos agora como Deus lida com o homem culpado. O próprio Davi sentiu na pele o horror da sua culpa. Quando tomou a esposa de Urias e mandou matar um inocente Davi realmente soube o que significa cair nas mãos de um Deus vivo. No verso 6 do Salmo 5 é dito que “...o Senhor abomina ao sanguinário...”. Percebemos bem o quanto a arma da ira divina está apontada sobre a cabeça de um assassino. Veja caro leitor que Deus jamais inocenta o culpado; que o Senhor jamais há retirar a culpa que paira sobre a cabeça de alguém. O mundo moderno tenta fazer de tudo para inocentar os elementos mais perigosos que existem. O mundo sempre caminha para agir condenando um justo e libertando um perverso. Mas o Senhor não deixa elementos assim fugirem e encontrarem qualquer refúgio. O homem culpado de sangue foge até sua cova. Em Juízes 9 Deus anunciou pela parábola de Jotão o fato que Abimeleque seria punido com toda cidade de Siquém pela morte de homens inocentes. Homens pagam caro pelo derramamento de sangue sem qualquer razão.
         No texto também vemos como o Senhor “...abomina ao fraudulento”. Veja caro leitor como as ameaças de Deus envolvem aqueles que ousam viver de mentiras, especialmente aqueles que ousam brincar com o Nome de Deus, usando-O em vão. Veja caro leitor como a bíblia destaca bem usando o termo “abominação”. Essa palavra mostra o fato que Deus não está brincando com determinados pecados; que aquilo que os homens tratam com leviandade, o Senhor afirma que é repugnante aos Seus olhos, assim como detestamos determinadas sujeiras. Ter alguns papeis no chão e poeira espalhada pela casa é sujeira, mas se houver esterco de gato ou de cão, então aquilo é considerado abominação. Assim também Deus trata alguns pecados. Deus determinou eliminar elementos que praticassem essas abominações em Israel, e quando Israel falhou nisso a nação sofreu o castigo do Senhor. Sua Ira santa derramada contra Sodoma e Gomorra foi porque aquele povo praticava atos detestáveis e abomináveis.
         Querido leitor, quanto carecemos de homens e mulheres que temem ao Senhor em nossos dias! A ausência de piedosos neste mundo tem transtornado a sociedade com pecados terríveis e essas abominações são praticadas hoje à luz clara do dia. Chegou ao ponto de que essas calamidades têm sido aceitas como práticas comuns e como direito de todos. Até mesmo no meio evangélico não há mais qualquer elemento de juízo, para punir a perversidade. Ora isso é sinal da Ira de Deus. O Senhor não mudou, Ele é o mesmo, eternamente Santo. Seu ódio é diariamente intenso contra o mal e Suas armas de guerra estão sendo apontadas agora mesmo contra aqueles que ousam desafiar o trono celestial.
         Só tem um recurso para o pecador – o arrependimento. Neste momento no mundo inteiro está sendo executado o juízo do Senhor. Ele não parou de punir os perversos; ele não parou de derramar Sua santa ira contra os culpados. Mas também Ele não parou de salvar pecadores e livrá-los da punição e castigo merecidos. A mensagem do evangelho é de compaixão, porque aponta aos pecadores o caminho certo do arrependimento e fé no Salvador e Senhor Jesus.
        

Nenhum comentário: