sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GRAÇA IRRESISTIVEL (11)





Caro leitor, poderia ter sido a invisível e cruel morte chegando e farejando Zaqueu para apontar-lhe a flecha envenenada despachando-o assim para a eternidade. Ele bem que merecia. O que é que nós seres humanos merecemos? O que nós merecemos vamos ter; o prêmio da nossa desobediência em Adão está estampado em nossa face.
         Não existe alguém de maior sorte, do que aquele que recebe a atenção especial da Livre Graça. Jesus parou e fitou Zaqueu. Ali estava o bendito Salvador olhando com amor, ternura, afeição e poder para Zaqueu. Em cima daquela árvore estava uma ovelha por quem Ele morreu, e Ele tinha deixado o céu e descido até este mundo para dar-se a Si mesmo em favor daquela ovelha. Meu amigo, é assim que Cristo faz com pecadores. Ele conhece todas as Suas ovelhas, e sabe onde todas elas estão e suas ovelhas são importantes para o Senhor. Será que você, leitor, é um pecador sem salvação que agora pode ouvir o chamado de Cristo para sua salvação? Lembre amigo, que Cristo Jesus veio a este mundo para salvar perdidos.
O Senhor Jesus também chamou Zaqueu pelo nome. Ele disse “Zaqueu.” Isso é maravilhoso! Ele conhece todas as suas ovelhas pelo nome. Foi um espanto para Zaqueu e para todos ao mesmo tempo, que mexeu com o orgulho de todos. Por que Jesus iria ter interesse por Zaqueu? Mas ali estava o onisciente Deus que conhecia Zaqueu antes dele ter nascido, e que havia lhe formado no ventre de sua mãe. Ao chamar Zaqueu, O Senhor se identificou com Zaqueu. Moveu todas as suas emoções. Naquele momento a Graça irresistível defrontou com a fé operada no coração de Zaqueu mediante o trabalho do Espírito Santo. Segue-se agora aquilo que é ainda mais glorioso neste assunto. Jesus  dá-lhe a ordem: “Desce depressa.”
            Jamais devemos esquecer que toda criação está sob o poder e a autoridade do Criador. Ele ordena e toda criação lhe submete. Foi assim  na criação quando Ele ordenou e tudo passou a existir. Foi assim com o peixe quando Deus ordenou que engolisse  Jonas. Não existe nada no universo fora da autoridade Soberana do grande Criador. Zaqueu estava debaixo da ordem do Grande Senhor. Zaqueu não passava de um pobre verme perante o Criador. É o Soberano Deus quem ordena todas as coisas. Ninguém pode ordenar a Deus e ficar esperando que Deus vai submeter-se aos caprichos dos homens. Ele conhece o soberbo de longe e afirma que resiste ao soberbo.
Mas ali em Jericó, debaixo daquela árvore, não vemos o grande Deus ordenando a morte de Zaqueu. Não seria o juízo. Era a graça de Deus chegando para confrontar-se com o inimigo para torná-lo amigo de Deus, era a Graça irresistível chegando para confrontar-se com o morto a fim de conceder-lhe vida, era a Graça Irresistível chegando para tomar um coração de pedra e fazer um novo coração. “Desce depressa”, era a ordem da Graça. Quem era Zaqueu para resistir o chamado de um Deus que aproximou dEle de tal maneira? O poder da Graça irresistível ainda está em plena ação, e o Deus Soberano ainda está agindo para salvar, e operando Ele não há quem possa impedir. Quando Ele chama o pecador para salvação, o pecador vem. Quando Ele ordena, a muralha da rebeldia é destruída, as rochas da soberba caem, o feroz leão do pecado sai do seu assento no coração humano, toda força do mal que milita e age no coração do homem contra Deus bate retirada, as ilhargas da morte são desfeitas, toda escuridão  desaparece perante os raios da glória da fulgurante graça.
        O Senhor Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo que foi enviado pelo Pai, com a Suprema missão de salvar Seus escolhidos, eis que Ele parou debaixo daquela árvore onde Zaqueu se encontrava e fitou a face de Zaqueu. Ali começou a atuação poderosa da Graça Irresistível. Zaqueu estava morto e Jesus parou perante aquele que estava espiritualmente morto, então veio a ordem da Irresistível Graça: “Desce depressa.”
       

Nenhum comentário: