quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GRAÇA IRRESISTIVEL (9)



             

O PODER DA PALAVRA  NA GRAÇA IRRESISTIVEL-
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e o recebeu com alegria.” Lucas 19: 5 e 6
Poderemos ver agora como foi a maneira que Deus atuou na vida de um miserável pecador como Zaqueu. A finalidade é mostrar a todos, que é exatamente essa a maneira, que Deus ainda está agindo em nossos dias nas vidas daqueles que recebem a gloriosa visitação de Sua misericórdia salvadora. Se cremos num Deus imutável, e se cremos numa aliança eterna feita com o sangue de Cristo para salvação de muitos, prossigamos crendo que ainda a poderosa graça de Deus se mantém operante ainda hoje.
Vamos averiguar um pouco a vida de Zaqueu, vendo a sua vida profissional. Zaqueu trabalhava para o governo romano como cobrador de impostos, por isso era chamado de publicano, aliás, um nome dado pelo povo numa atitude de completo repúdio. O ser cobrador de imposto era mais do que um garantido serviço público que trazia certa regalia e proteção do governo, como também era uma tarefa que proporcionava meios ilícitos para prosperidade. Normalmente, o cobrador de impostos era rico, uma vez que  cobrava mais do que o estipulado pelo governo, e ficava com a porcentagem desonesta. Zaqueu era um homem desse tipo.
E todos nós sabemos o quanto o dinheiro é uma arma poderosíssima para prender homens e mulheres na iniquidade. Quem está envolvido numa maneira fácil de ganhar dinheiro, jamais vai querer sair disso. O amor ao dinheiro cria sonhos e fantasias no coração, fazendo com que a pessoa viva a lutar para não perder aquilo que tem, e leva a pessoa a continuar no sonho de ter mais. Quando esse castelo fantasioso já está construído no coração, ninguém pode destruí-lo, a não ser que de repente uma ruína aconteça. Se a pessoa está com sua consciência culpada no envolvimento com o prazer do deus mamon, a tendência será sempre cauterizar a consciência e prosseguir normalmente em sua prática pecaminosa.
As riquezas sempre aparecem com asas, para dar a impressão que está levando o indivíduo às alturas da felicidade, e a pessoa não percebe que está cada vez mais cercada numa armadilha da qual será impossível escapar. O amor às riquezas realmente faz a pessoa voar bem alto, mas logo deixa a pobre alma sem saber como descer do lugar tão alto onde foi posta. O amor ao dinheiro tapa os olhos para a realidade e faz a pessoa viver num  sonho que logo se desvanece. Logo, esse castelo vai ruir, quando os piores inimigos que não podem ser induzidos pelo dinheiro, chegarem para buscar a alma. Quantos homens e mulheres jovens e até mesmo meninos estão envolvidos, presos nessa armadilha feita por terríveis inimigos invisíveis, lançando fora de suas vidas tudo aquilo que Deus deixou nos homens de valores absolutos.
Quantas pessoas perderam a vergonha, perderam o caráter, perderam o respeito próprio e até mesmo lançaram fora o prestígio e o amor que tinham por seus queridos, e agora não passam de serem manchas, escórias na sociedade por causa do amor ao dinheiro. Zaqueu se tornou um homem assim. E essa maligna prisão leva a alma ao desespero e a entrega aos mais terríveis pecados. O amor ao dinheiro coloca nas mãos do homem todas as chaves, para que ele abra as portas do falso paraíso do pecado. Onde o pecado chega enfeitado e belo, a morte está por perto para atacar a vítima. Por exemplo, um homem pode lutar arduamente para ter um carro zero, sem imaginar que aquele carro poderá ser a arma mortal que lhe lançará na eternidade. Muitas vezes o dinheiro serve como uma “ladeira russa” para escorregar a alma no abismo, como foi o caso de Judas.
Zaqueu era um pobre prisioneiro do amor ao dinheiro, e pela misericórdia ele ainda estava vivo, porquanto Deus tinha um plano para sua vida, plano que foi desenhado na eternidade. Deus tem seus eleitos, aqueles que em Cristo foram escolhidos para se tornarem herdeiros de Deus, habitantes da Jerusalém celestial. São esses que a Irresistível Graça alcança. Zaqueu era um prisioneiro do amor ao dinheiro, e quem poderia tirá-lo dessa situação? O milagre da graça o alcançaria para que Deus fosse glorificado. Olhando do ponto de vista humano era algo impossível a salvação de Zaqueu. Ele era um homem que além de ser rico tinha uma liderança sobre outros publicanos, posição que o incitava a ter um certo orgulho e até mesmo desdenhar dos seus patrícios. Quem se atreveria a atacar Zaqueu? Ele era protegido do governo romano. Talvez gozasse de privilégios a mais. Era ele um indesejável funcionário público.
Mas, chegou o tempo da poderosa visitação salvadora de Deus. Ele nada sabia, nem desejava ter qualquer relacionamento com Deus. Seu estado espiritual era de um morto, em condição de imundície perante aquele que é Santo. Mas, Deus jamais pode ser derrotado, e não pode haver conselho, nem projeto contra Deus. Ele há de salvar seu povo, o poder Irresistível de Sua graça, há de alcançar seus escolhidos, não importa onde estejam. Aconteceria, portanto, um milagre em Jericó, aquela cidade que pelo menos dois mil anos antes foi completamente destruída pelo Grande Senhor dos Exércitos, no comando humano de Josué, agora seria o palco de algo espantoso.
Ali estava Zaqueu, cujo coração tinha uma verdadeira muralha para Deus não entrar; o portal de seu coração estava completamente fechado e trancado, tendo um rei assentado no trono de sua alma reinando, dominando e controlando totalmente sua vida. Quem pode salvar um pecador? Ninguém? Pode chorar por ele; pode cercar as muralhas de seu coração, e até mesmo gritar, mas o homem continua do mesmo jeito, e os inimigos continuarão lá dentro, até o momento em que Cristo Jesus, mediante Sua graça Irresistível chega. Já chegou o momento em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem, viverão. Essa é uma verdade poderosamente gloriosa!

Nenhum comentário: