quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (10)




         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor, o que realmente envolve a arrependimento bíblico? O que acontece quando uma alma é tomada pelas verdades do evangelho da glória de Cristo? Quando é que o homem se encontra no lugar certo do seu encontro pela fé com o Salvador bendito? Ora, precisamos envolver-nos com o ensino conforme a revelação bíblica. Jamais devemos esquecer que a alma precisa conhecer sua humilhante condição em Adão, a fim de que possa vislumbrar pela fé o Salvador e Senhor. Já pude apresentar o fato que o arrependimento que vem de Deus leva o homem a entender sua humilhante condição em Adão.
         Também, o arrependimento envolve o reconhecimento de ter transgredido a santa lei de Deus. Na realidade o caminho do homem por este mundo é marcado pela ímpia disposição de seguir destruindo as barreiras colocadas pela lei. O homem arrependido olha para traz e vê quantas desgraças cometeu e olha para a sua frente para saber que se não for o braço forte da misericórdia, certamente continuará prosseguindo por esse caminho. No arrependimento o homem reconhece o quanto afrontou Deus; o quanto desafiou Sua onipotência; o quanto ignorou Sua onipresença e rejeitou Sua onisciência. No arrependimento o coração confesso vê que foi brutal seu modo de viver e quanto foi prejudicial seu caminho ao seu próximo.
         No arrependimento o homem vê que sua culpa é total; agora seus ouvidos conseguem discernir os gritos da lei, chamando-o de “maldito!” (Gálatas 3:10). Ele fica sabendo que tentava disfarçar a tortuosidade de seus caminhos mostrando que era obediente a algumas leis, especialmente aquelas que veiculavam sua convivência social. Em seu coração achava que era amava a Deus sobre todas as coisas. Mas, logo que é despertado pela verdade, percebe o quanto era um transgressor e que Deus era o personagem principal do seu ódio. Percebe logo que não passava de um terrível idólatra, blasfemo e insolente.
         Diante dessa tremenda realidade, a alma arrependida não ousa discutir nem opinar. Rejeita procurar o assento dos presunçosos, porquanto sua boca está fechada. Vai dizer o que? Terá algum argumento contra Deus? Agora, como Paulo ele sabe que não há pecador igual a ele. Então, ao olhar para traz ele vê que não há possibilidade de consertar tudo. Ele pensava que a poeira do tempo havia encoberto suas marcas e que tudo havia sido atirado no esquecimento. O arrependido não vê as coisas assim, pelo contrário, ele agora sabe que está perante o Deus que havia posto perante Ele todos os seus pecados ocultos (Salmo 90:8) e que o número dessas transgressões é alarmante! Ele está perante o invisível Senhor que vê o passado, o presente e o futuro num todo. O arrependimento vê que foi assaltado pela verdade e é agora um fugitivo que foi alcançado e derribado no chão pela flechada do amor de Deus (Salmo 45:5). Agora a alma está perante o Deus que ele tratava como o mais terrível inimigo.
         Mas, o homem arrependido vê que perante Ele está o transbordar da graça, porquanto a voz que ele pode ouvir é de amor: “...Com amor eterno eu te amei...” (Jeremias 31:3) e isso é realmente incrível! Ele vê que diante de um atrevido, inútil e condenado está o maravilhoso Senhor e que Ele traz consigo todos os elementos desse grande amor. Por isso Ser invisível é maravilhoso para a alma arrependida! Ele vê que a face do Senhor não está irada e que em Sua mão não qualquer arma para lhe punir. A alma arrependida reconhece que está perante Aquele que na cruz ocupou seu lugar. Ele é o seu Salvador e Senhor. Ah! Ele vê que era uma ovelha errante que fora achada pelo bom Pastor.
         Ó meu caro leitor é você alguém que foi sacudido no íntimo por essa visitação graciosa? Como poderei deixar de pregar esse tão maravilhoso tema para você? Eu estou certo que é essa a sinfonia de uma alma salva! Os santos de Deus são elevados às alturas da glória quando ouvem essas maravilhas da graça! Mas, acima de tudo, sei que há pecadores que agora estão buscando a salvação. Eis aí a história do amor de Cristo por você, meu caro amigo!
        



Nenhum comentário: