quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GRAÇA IRRESISTIVEL (10)





A passagem em Lucas 19, afirma que Zaqueu queria ver Jesus. Por que esse desejo? Ele não queria ver Jesus por desejar ser salvo. Ele foi por mera curiosidade natural. Sem dúvida alguma a cidade inteira foi movida para ver Jesus, e Zaqueu não queria ficar fora. Aliás, era Jesus alguém sobrenatural, com um ministério glorioso de praticar o bem onde quer que passasse, realizando obras jamais vistas neste mundo. Sua fama correu por toda Palestina e agora Jericó estava tendo o privilégio de ter esse homem atravessando a cidade. O acontecimento moveu a cidade inteira. E Zaqueu participava dessa festa. Ele deixou seu serviço rotineiro para ver de perto o famoso Jesus.
Zaqueu não sabia que o Espírito de Deus estava lhe impulsionando a ir lá, na mera curiosidade natural. Ele não iria lá, porque precisava de prosperidade, ou mesmo de qualquer cura, afinal ele nada precisava. Aquele desejo de ir ver Jesus ferveu em seu coração, de tal maneira que Zaqueu enfrentou todos os obstáculos. Ele era de pequena estatura, além do fato que era conhecido como ladrão, e considerado um pária na sociedade religiosa de seu país, o que iria fazer?
Zaqueu lembrou de sua infância, quando muitas vezes brincava de subir em árvores, e ali bem à margem da estrada tinha uma árvore, e ele subiu ali. Dois mil anos antes em Jericó uma mulher chamada Raabe buscou proteção para si e para sua família em cima do muro da cidade. Mas agora, Zaqueu sobe na árvore para ver Jesus mais facilmente. Nós podemos ver como Deus opera de uma maneira soberana nos corações daqueles a quem Ele aprouve salvar, e Ele faz assim para em tudo ser glorificado. Na vida de Rute, a moabita, Deus  tirou-a de seu país a fim de que fosse morar em Belém e ali conhecesse o Deus de Israel. Deus,  às vezes, usa circunstâncias difíceis para mover pecadores a Cristo. Às vezes, enfermidades são instrumentos nas mãos do Deus Soberano, a fim de humilhar pecadores para que eles invoquem o nome do Senhor para serem salvos. Às vezes, Deus leva pessoas a perdas financeiras; a dificuldades com a família, por que? Deus fala com pecadores, quando eles estão no pó. O homem que ainda se acha no pedestal da soberba e da vaidade, nada pode ver da glória de Deus.
Deus desce do seu lugar para falar e chamar o pecador que se arrepende. Ele tirou Zaqueu de seu lugar, a fim de colocá-lo numa posição onde pudesse chamá-lo para a salvação. Zaqueu fora ver Jesus movido pela curiosidade natural, sem saber que por detrás estava a mão impulsionadora do grande Deus que  lhe atraía para o lugar certo. Operando o Senhor, quem pode impedir? Era da vontade de Deus o Pai que Zaqueu fosse salvo, e Jesus veio ao mundo com a finalidade de buscá-lo. Deus o Pai iria entregar Zaqueu para o Filho, e era para Zaqueu ir a fim de receber vida. Tinha que ter um milagre acontecendo em Jericó. Algo espantoso iria ocorrer, fora do entendimento natural.
Todo aquele acontecimento já havia sido planejado desde a eternidade, e era um momento cheio de glória. Zaqueu foi para o local onde Deus queria que ele fosse, e eis que sobe numa árvore para ver Jesus passar. E era o momento propício para a demonstração da irresistível Graça. O Senhor está vindo e uma enorme multidão atrás dele todos contentes esperando acontecer mais um milagre. Quem sabe Ele iria parar de repente para curar um aleijado. Que sabe Ele iria entrar no cemitério de Jericó a fim de chamar alguém dentre os mortos. Quem sabe Ele iria entrar numa sinagoga, ou mesmo pediria uma hospedagem na casa de um religioso da alta sociedade. O Senhor parou exatamente debaixo da árvore onde Zaqueu se encontrava. Talvez reinasse um silêncio ali cercando uma intensa expectativa de que algo iria acontecer.
Agora, tudo se move para operar contra tudo aquilo que esperava a curiosidade natural e carnal daquele povo. Mas, ali estava o glorioso Filho de Deus que veio a este mundo cumprir os propósitos Soberanos de Seu Pai, e em nada veio para fazer aquilo que agrada os homens. O que iria acontecer em Jericó causaria ódio nos corações cegados pela incredulidade. Mas, o Senhor parou ali, olhou para cima e fitou a face de Zaqueu. Nós podemos ver aí a maneira que a gloriosa graça se identifica com o eleito. Era como que estivesse dizendo: “É você que eu quero, venha cá”. Pense como a morte corteja o homem. Quando ela põe seus olhos sobre uma alma para levá-la, ela vem triunfante e realiza seu macabro trabalho. Não é privilégio ser chamado pela morte, e você luta todos os dias para que ela fique o mais distante possível. Neste mundo, poderes invisíveis  cercam –lhe, para agarrar-lhe e  lançar-lhe no abismo o mais rápido possível.
Mas, eu sei que você nem um pouco se preocupa com isso. Você não tem tempo para se preocupar com a realidade eterna de sua alma, que não vai ficar aqui permanentemente, pelo contrário você vive querendo ser cortejado pela sorte de ser abençoado com a felicidade temporal que este mundo lhe oferece a cada dia, sem saber que por detrás daquilo que parece tão belo está a foice da morte.

Nenhum comentário: