quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A INCLINAÇÃO NATURAL DO PECADOR (4)



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas; qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16
Assim diz o Senhor: (introdução)
                  Amigo leitor, ao retornar para o texto lido procurarei destacar o primeiro ponto da mensagem, quando vemos em destaque a misericórdia e o amor desse bendito Deus. No texto, veja o próprio Deus falando: “Assim diz o Senhor”. Isso é maravilhoso! É o Grande Deus falando! Quando Ele fala, Ele o faz de forma taxativa: “Assim diz”! É o trovejar da palavra desse Deus Todo Poderoso. É triste ver como pessoas brincam com a palavra de Deus, especialmente em nossos dias. Mas, meu amigo, a palavra de Deus é o soar do alarme de Deus. E devemos dar-lhe glória, visto que Ele fala pela Sua palavra, porque se Ele falasse diretamente conosco jamais poderíamos suportar. Lembra como o povo de Israel não pode suportar Deus falando no Monte Sinai? Tremeu o monte! Qual foi a reação do povo? Correram para Moisés! Eles estavam petrificados, aterrorizados com a voz de Deus! Eles pediram com rogos a Moisés: Não fale Deus conosco, para que não morramos. Fala tu, Moisés.
         Amigo leitor, volte novamente seus olhos para o texto de Jeremias 6:16. Tem outro detalhe importantíssimo nessa expressão, “assim diz o Senhor”. Não está dizendo: “Assim disse o Senhor”. É o Espírito de Deus mostrando que a palavra de Deus não se perde com o tempo. Ela permanece inalterada; a mesma coisa que Ele falou há 4 mil anos atrás continua para todas as gerações, para todos os povos. Outra coisa, é que o “assim diz o Senhor”, é a voz vinda do céu! Não fique esperando Deus falar de outra maneira, meu amigo. Ele fala pela palavra escrita, e ai de você se não der ouvidos a autoridade escrita do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!
         Mas, quero que voltemos para a expressão: Assim diz o Senhor. Devemos lembrar que o Deus que fala é o mesmo cujo coração está repleto, tomado de infinda compaixão, e de disposição para salvar. É verdade que é o Deus poderoso para julgar, vingador, capaz, e devemos nos curvar diante dessa gloriosa majestade eterna. Mas, se Ele está falando, sobressai a Sua misericórdia. Se você pensar meramente no juízo, você poderá mergulhar-se no desespero. Mas, meu amigo, se Deus está falando é justamente porque Ele está sendo movido em Sua infinda compaixão pelo perdido. É no meio dos terrores e ameaças da perfeita lei de Deus, a qual amaldiçoa todos os pecadores; sim, nessa nuvem negra dos terrores divinos, que brilha o sol dessa misericórdia que se renova a cada manhã. Se Ele fala é porque Ele mesmo deu ouvidos para que o pecador possa ouvi-lo, e que bênção maravilhosa poder ouvir esse Deus dono de tanto amor falando aos perdidos.
         Outro detalhe é que Ele fala usando uma comunicação clara. Ele não fala aos seus ouvidos usando uma língua estranha. Pelo contrário, veja a linguagem da palavra de Deus; veja como Deus se reveste de profunda simplicidade com a finalidade de que todos, sábios e ignorantes possam ouvi-lo e entendê-lo. O Deus da revelação bíblica não cerca o homem de confusão na Sua linguagem. Sua mensagem revelada é uma porta aberta, e uma via iluminada para corações humilhados. Se o amigo já escalou os degraus da ciência e da filosofia, não querendo descer para ouvir a simplicidade bíblica, é fato que a palavra de Deus será loucura para você. O Grande Deus jamais se impressionou com a sabedoria deste mundo, e Ele mesmo afirma que conhece os pensamentos dos homens, que são inúteis, e afirma também que Ele pega os sábios na própria sabedoria deles.

Nenhum comentário: