segunda-feira, 27 de maio de 2013

UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO (11)




Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Hebreus 2:3

Prezado leitor, é terrivelmente grave o pecado de negligenciar a tão grande salvação. É tão sério isso! Falei copiosamente sobre esse tema ontem a noite, lembrando que a palavra de Deus pode acordar aquele que está dormindo. Acorda amigo! Tu estás em sério perigo! A tua decisão é persistir na estrada que te levará ao inferno? Tu não sabes quantos quilômetros têm até lá; há perigos traiçoeiros por esse caminho, perigos para os quais não há mais retorno se tu caíres em algum deles. A morte, inimiga traiçoeira, está emboscando a tua vida, não brinques com essa serpente cujo veneno é mortal. Não penses que tu podes vencê-la.
  Mas o verso é uma pergunta: Como o homem pode escapar negligenciando a tão grande salvação? A verdade é que não há escape. Fora do sacrifício na cruz não há solução para o pecador. Meu amigo, o filho do Deus vivo foi exposto ali na terrível cruz, para sofrer o castigo que o pecador merecia, mas Ele ocupou o lugar do culpado. Ai de ti se não foste ao Senhor Jesus, pela fé para seres aceito por Deus. O caminho da reconciliação é a cruz; o caminho para o céu é pela cruz. Não procures outro portão de acesso a Deus. Está aberto esse caminho enquanto tu estás vivo. Tu não poderás escapar se permaneceres sem reconhecer a tua culpa, a tua ofensa a Deus.
  Mas eu quero apresentar algumas atitudes que tu tomas, querendo, ou achando que tu vais escapulir e assim passar desapercebido. Quem pode ludibriar o Todo-Poderoso? Ele apanha o sábio em suas próprias astúcias. Quero apresentar aqui cinco atitudes tomadas pelo pecador, achando que pode disfarçar-se e adentrar à presença de Deus.
  A primeira que posso mencionar é ignorar o fato; é não mexer no assunto. Quantos estão assim neste mundo. Ignoram o seu triste destino; a sua preocupação é esta vida; estão tão ocupados que não têm tempo para pensar nessas “bobagens”. Quando a morte chega e lhe dá uma flechada fatal, e quando abre os olhos já se encontra na eternidade em sofrimento sem fim.
  Em segundo lugar vejo outra perigosa cilada para o pecador é quando ele segue enganado pelo fator tempo. Sempre estão achando que amanhã vai dar certo; que outro dia Deus vai tocar em seu coração. Sempre procrastinando a sua decisão; sempre adiando, apesar dos apelos, dos rogos, da insistência de alguém outro. Amigo, se a tua conversão a Cristo não for hoje, nunca será noutro dia. Se a porta está fechada hoje, amanhã continuará. Se a tua aliança com a iniqüidade não for desfeita hoje, é bem verdade que amanhã essa aliança persistirá. Tu estás de acordo com o mal, então é certo que andarão dois juntos, havendo entre eles. Tu assinaste um contrato com inimigos de tua alma, e amanhã tu irás renovar tal contrato. O fato é que tu estás achando que és alguém livre para decidir se escolhe a Jesus e abandona o mal. Mas não é austeridade. Tu já decidiste dantemão escolher o pecado e ser um servo dele. Jesus não. Se escolheste o mal, Cristo está fora; é um estranho na casa de tua vida. Tu sabes bem que a luz com as trevas não se entrelaçam em comunhão. Tu sabes bem que o Deus Santo e glorioso é completamente separado do mal.
   Aí está meu amigo, é esta a tua situação. Se tu pensaste em seguir a Jesus a partir de amanhã, ou daqui a um mês, ou ano, a tua decisão foi escrita não com o dedo de Deus. A tua assinatura foi feita em areia. Foi algo bajulado pelo engano. O grande Deus continua te resistindo, porque Ele afirma que resiste ao soberbo. Ele conhece exatamente as intenções do coração.
Meu amigo, olha bem! Tu não vives no amanhã! Tu estás pisando esse terreno agora; é agora que teus olhos estão abertos; é agora que teu corpo está com vida; é agora que teu coração pulsa; é agora que tu podes ouvir a Palavra; é agora que Deus declara ser o momento oportuno. Deus sabe de tudo; Ele sabe quando o coração do pecador é duro ou está humilhado; Ele sabe as maquinações da alma. Que perigo andar neste mundo, pisando esse solo onde Satanás reina, sem salvação, é brincar com armas, bombas, venenos.
  Além do mais, amanhã o que tu serás? O mesmo. É como uma estátua. A gente vê aquela estátua hoje, amanhã, daqui a um ano, dois anos, vinte anos, do mesmo jeito; não tem vida. Meu amigo, o que estou falando é a realidade de tua vida. O grande Deus continua convidando o pecador ao arrependimento! Sem demora. Digo mais, que o caminho é perigoso, é escorregadio e tu estás a um passo do Abismo, de cair naquele lugar onde gritarás mas não será ouvido. Não, meu amigo! É loucura! É suicídio! Não fiques pensando que tua coragem vai te ajudar. Tu podes até ignorar, mas a verdade é que os teus inimigos invisíveis são terríveis. Eles estão agora ao teu derredor, tentando te desviar de ouvir o evangelho para a tua salvação.
Meu amigo, eu sei que teus olhos só acreditam naquilo que é visível, mas, no momento que tu deixares esse teu corpo, teus olhos da alma verão aquilo que tu jamais pensara em ver. Satanás só pode aproveitar de ti agora, porque após a tua morte, o ladrão de tua alma te empurrará para aquela prisão eterna. Tu estás sendo objeto de uso dele, e ele te dá um mísero salário. Ele está te usando na construção do reino dele. E tu segues admirado, olhando o quanto tu podes aproveitar desta vida transitória. O Salvador te chama, convida e continua a chamar para a tua salvação. Escapa agora! Diz a Jesus para Ele ser o teu Salvador. Diz a Ele que perdoe e apague as tuas culpas.

Nenhum comentário: