sexta-feira, 31 de maio de 2013

“EU NUNCA GANHEI UMA ALMA PARA JESUS"




         Verdade! Em cerca de trinta anos de envolvimento com o evangelho, evangelismo. Pastoreando, pregando de congregação em congregação, ensinando em EBDs, contudo, nunca ganhei uma alma para Jesus! Ora, alguns de início podem ficar chocados com essa minha afirmativa, mas, é a pura verdade.
         Vez por outra eu vejo um pregador, um missionário, um evangelista dizendo que já ganhou "x" número de almas para Jesus. Às vezes me perguntam quantas almas eu levei a Cristo em minhas preleções. Quantas pessoas se renderam aceitando Jesus como seu salvador através de uma cruzada evangelística em que eu tenha participado.
Mas, como eu um pecador posso ganhar uma alma; uma só que seja?
         Mas, a Bíblia diz: “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”
(Provérbios 11:30) - Isso refere-se a: amizades, relacionamento sólidos de confiança e verdadeira amizade, em que o justo,sábio ganha no sentido de firmar,solidificar um bom relacionamento com o próximo. Observe esse versículo também: Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão (Provérbios 17:17)
         A amizade se solidifica até ser mais chegado, ou seja, mais íntimo que um irmão !
Mas, não somos chamados para ganhar almas para Jesus? Não foi para ganhar almas que a igreja foi comissionada por Jesus ? A igreja foi comissionada para pregar a Palavra de Deus, pregar o arrependimento, falar da obra de Cristo na cruz do Calvário. E, com isso, fazer discípulos de Jesus. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  Mateus 28:19 O grande problema aqui, é que Jesus nos chamou para pescar os homens - E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. Lucas 5:10
         Nossa função entre os perdidos é lançar a rede, ou seja, pregar, anunciar, ensinar a salvação em Cristo. Mas então, quem ganha as almas? A salvação vem do Senhor - Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação (Jonas 2:9).
         Somos salvos pela vontade de Deus (Pai)- Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:13). Somos salvos através de Jesus - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos  (Atos 4:12). Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus (Romanos 3:23-25).
         Somos salvos pelo agir do Espírito Santo - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado
(João 16:7-1).
         Logo, reitero; A salvação vem do Senhor. O Deus Trino é quem salva. Isso envolvendo a vontade do Pai, através de Jesus e pela intervenção do Espírito Santo em nós.E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados (Efésios 2:1). Veja bem quem de fato ganha almas:
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 6:37- Observou ? Quem ganhou da parte do Pai foi Jesus. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44- Observe esse texto também- É o Pai quem traz à Jesus. Está claro, ninguém pode vir à Jesus se o Pai não o trouxer.E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido (João 6:65). Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste (João 17:2).
         Preste bastante atenção nesse "quantos lhe deste".Jesus ganhou as almas do Pai, e não perdeu os que Ele ganhou. Então, fica claro que quem ganhas almas é Deus; quem salva almas é Deus; quem convence o pecador é Deus. Seria muita pretensão da minha parte dizer que ganhei uma alma para Jesus. No máximo, anunciei a salvação em Cristo, porque Ele me salvou me dando vida em Cristo. Pregue, anuncie o evangelho de Jesus.
Fale da obra de Cristo na cruz do Calvário. Não pregue outro evangelho; como o evangelho da prosperidade e coisas assim. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8).
         Fale do amor do Pai, da obra de Jesus, e confie no agir do Espírito Santo.
Aponte o Calvário para o pecador, que estarás fazendo um ótimo trabalho! À Deus toda honra, toda glória e todo o louvor. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:33-36)
Pr. Isac Morgado

Nenhum comentário: