sábado, 25 de maio de 2013

ORAÇÃO



ORAÇÃO NÃO É UM MEIO DE PROTESTAR
         Mas fomos salvos para que glorifiquemos o Nome de nosso Deus. Oração é um culto de adoração a Deus prestado por lábios puros que confessam Seu Nome. É verdade que devemos pedir, e nosso Deus quer que levemos a Ele nossas necessidades, justamente porque Ele prometeu suprir aquilo que precisamos. Mas, o culto a Deus não é chegar a Ele em protesto, exigindo aquilo que a natureza carnal quer. Deus não é Pai de rebeldes e mundanos, mas de “filhos da obediência” (1Pedro 1:14), e é evidente que os filhos de Deus hão de deleitar-se na vontade do Pai Celestial; estarão prontos em primeiro lugar a render-Lhe graças (1 Tessalonicenses 5:18); e poderão alegrar nEle (Filipenses 4:4).
         Verifiquemos nossas atitudes quando estamos orando; examinemos nossas reais intenções; desconfiemos da enganosidade do nosso próprio coração Jeremias 17:9); adoremos nosso Deus no espírito (João 4:24; glorifiquemos o Grande Nome, confiados na Sua provisão e no Seu Paternal cuidado por nós (Hebreu 13:5); não esqueçamos que nosso Pai “está no céu” e é do “Alto e Sublime” (Isaías 57:15) que recebemos a provisão material e espiritual (Tiago 1:17).

         3.                ELA HÁ DE MANIFESTAR ANSEIO PELO QUE É SANTO E ETERNO: “Venha o teu reino...” (verso10).
         Aquele que não é salvo jamais fará uma petição como essa: “venha o teu reino”. A lição que essa frase nos traz é de um imenso valor espiritual. Podemos muito bem lembrar do tempo em que vivíamos em nossa completa incredulidade; lembramos de como o mundo e as coisas desta vida passageira eram de extremo valor e que éramos apegados a essas coisas. O medo, a ansiedade, a ganância, a inveja e outras manifestações da carne eram provas claras da inquietude de nossos corações, pondo em relevância o nosso distanciamento de Deus. Vivíamos, de fato, “...sem esperança e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12).

A DRAMÁTICA SITUAÇÃO DO MUNDO
         Agora que fomos salvos,  à medida que crescemos com uma visão bíblica a respeito de um mundo que passa com suas vis paixões (1 João 1:17), qual é nosso anelo? Realmente queremos uma melhora neste mundo maligno? Estamos satisfeitos com o que está acontecendo em nossa sociedade? Estamos acomodados perante a situação de miséria e de iniqüidade que degrada o ser humano a um nível abaixo dos próprios animais? Não é verdade que sofremos no íntimo por saber que o homem não pode mudar por si mesmo, e que a resposta está no Deus que é riquíssimo em misericórdia? Tal situação tão drástica não faz parte de nossas orações e intercessões?
         Qual será nossa petição? Exatamente a que vemos ensinada por nosso Senhor: “Venha o teu Reino”! Sem dúvida, duas verdades se despontam nessa petição. A primeira é a convicção firme que a solução para transformar os homens se encontra na misericórdia de Deus. Então, nossa oração deve estar impregnada de anseio pela salvação de homens e mulheres que jazem na servidão do pecado. As nossas orações devem mostrar grande anseio que os homens conheçam a poderosa obra salvadora do Senhor e consequentemente uma mudança feita pelo Espírito Santo.

O DEUS QUE TRANSFORMA HOMENS
         Nós sabemos que o homem não pode ser mudado a não ser que seus corações sejam transformados pelo poder da graça salvadora (Tito 3:5). Por isso devemos estar cheios da compaixão de Deus quando lembramos que também fomos achados na triste situação de perdidos. Nossas reuniões de oração devem ser motivadas pelas intercessões em favor da visitação de nosso Deus em favor da salvação dos perdidos. Que o Reino de Deus seja manifestado em nosso meio com a salvação de almas; que vejamos em nossos cultos almas chegando para ouvir a mensagem de salvação; que o resultado de nossas intercessões seja o povo de Deus imbuído de amor, alcançando os perdidos e atraindo-os para a igreja.

DEGRADAÇÃO MORAL
          Encaremos a situação moral de nosso país. estamos cientes da perversão sexual, da violência que campeia em todas as cidades, da desonestidade, do roubo, da mentira, da destruição da família, da carnalidade desenfreada em muitas igrejas, da falta de zelo pela glória de Deus e do avanço assombroso do ecumenismo e da apostasia. Que fujamos de qualquer acomodação à situação atual; que não sejamos cúmplices em nossos corações da maldade que campeia por todos os lugares. Há uma urgência por orações que clamem pela visitação de Deus em nosso país, na santidade do povo de Deus e na salvação das almas, do contrário poderá haver um castigo da parte de Deus devido a tão grave situação de pecado  que se encontra o povo brasileiro e que tem atingido até as nossas igrejas.
          “Se dependermos da nossa própria força, como império ou individualmente, havemos deveras de achar o peso demais; mas se mediante a oração e o estudo da Bíblia aprendemos a viver cada dia na força e poder de Deus, bem poderemos avançar confiados e esperançosos.” (Rainha da Inglaterra em 5 de junho de 1947).

MARANATA!
         A segunda verdade manifestada na petição “Venha o teu Reino”, é o profundo desejo que se acha no coração dos salvos pela volta do Senhor Jesus Cristo. Anelamos pelo retorno do Senhor para buscar Sua igreja, e também para que Ele venha para por um ponto final nesse trajeto de injustiça que domina este mundo. Estamos plenamente certos que somente a volta dEle para por fim ao reino do diabo, do anti-Cristo que virá e da morte para estabelecer para sempre um reinado de justiça eterna.
                                                        Vem Esperança deste mundo
                                                        Vem o milênio inaugurar
                                                        Vem teus remidos despertar do Sono
                                                        Ó vem teu reino confirmar!

          4.               HÁ DE TER SUBMISSÃO À VONTADE SOBERANA: “faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. ( verso 10).
         Nenhum de nós deve ignorar o que está ocorrendo em muitas igrejas chamadas “cristãs” em nossos dias. A ausência do verdadeiro alimento que supre as necessidades do povo de Deus e que tem poder para edificar e conceder herança aos santos naquilo que é verdadeiro e eterno (Atos 20:32), tem trazido um sério prejuízo aos crentes, escandalizado a mensagem do evangelho e atraído erro crassos, os quais tem empurrado muitas igrejas para situações desesperadoras no que tange ao afastamento da sã doutrina.
         A verdadeira humildade que caracteriza os verdadeiros seguidores de Cristo, e que se manifesta numa expressiva disposição de gratidão, contentamento e santidade, tem desaparecido em larga escala e dado lugar para o surgimento de um falso conceito de fé que tem como fundamento o ponto de vista humanista, e que tem se assentado no Trono para desafiar o próprio Deus.

CUIDADO COM A “SUPER FÉ”
         Longe de querer imitar a “super fé” que muitos afirmam ter, nós os que cremos na autoridade da Palavra Inspirada devemos nos conservar ao “pé da cruz” na inteira dependência da perfeita Vontade de Deus, crendo que ela é a melhor bênção que temos.
         O que aprendemos é que a vontade do nosso Deus é feita no céu: “...assim na terra como no céu”. Vamos pensar na multidão de seres angelicais, poderosos anjos. Eles estão inteiramente submissos à vontade daquele que reina para sempre. Eles são felizes na prestação de uma obediência inteligente e cheia de temor, que de prontidão executam as ordens do Senhor (Salmo 103:20). É mister que entendamos que até mesmo Satanás, enganoso e enganado pelo pecado, de uma maneira inconsciente presta serviços ao Soberano Deus. Estamos subordinados Àquele, a respeito de quem, diz o salmista: “Desde a antigüidade está firme o teu trono: tu és desde a eternidade” (Salmo 93:2).
         Ninguém pode abalar o Reino de Deus; não há conselho nem projeto contra esse “Trono de Glória, enaltecido desde o princípio...” (Jeremias 17:12). Nosso Deus não é dependente da fé humana, como se fosse movido em Suas emoções, quando alguém está orando com uma ardente certeza de que será respondido somente porque pediu com fé, então Deus tem que responder.

A VONTADE DE DEUS AQUI
         O que aprendemos é que se a vontade de Deus é feita no céu, o verdadeiro crente, submisso a essa Bendita Vontade, vai sempre desejar em suas orações que a vontade de Deus seja feita aqui na terra. Ela é cumprida numa disposição pessoal de obediência por parte daquele que está orando, e também há um desejo manifestado na oração de que neste mundo venha a prevalecer essa Santa Vontade. Há uma serena disposição de enfrentar esta vida aceitando-a como ela é, crendo que tudo aquilo que está acontecendo e que vai acontecer, mesmo que não seja agradável à carne, ainda assim é a providência do amor Eterno do Pai Celestial (Romanos 8:28).  Não há nenhum indício de falsa santidade, de uma vontade mundana amarrada pelo pecado, querendo fazer de Deus um tipo papai Noel. A mensagem da letra deste hino, deve ser aquilo que diremos sempre de coração ao nosso Deus quando estamos orando:
                                                        Cristo Bom Mestre, eis meu querer
                                                        Tua vontade, sempre fazer.
                                                        Faze-me forte pra resistir
                                                        Duras fraquezas, que possam vir.

Nenhum comentário: