quinta-feira, 30 de maio de 2013

“BÊNÇÃO E MALDIÇÃO”. (2)




 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lucas 617).
INTRODUÇÃO:
             De coração prostrados perante a passagem de Lucas 6:20-26, a nossa primeira tarefa é conhecer a estrutura do próprio texto, estrutura esta montada pelo próprio Espírito Santo, e para isso é necessário que o leitor seja cuidadosamente atento. Obviamente você vai perceber que não aparecem as palavras BENÇÃO E MALDIÇÃO no texto, mas elas podem ser vistas no uso de outras duas palavras. Para referir à BENÇÃO, Cristo usa a expressão: “bem-aventurado”, termo que aparece quatro vezes. Para referir à MALDIÇÃO, a palavra usada por nosso Senhor é a palavra “ai”, que também aparece quatro vezes. 
             Perscrutando mais fundo no texto lido, vemos também que o nosso Senhor Jesus Cristo mostra, primeiramente as pessoas que são ABENÇOADAS. Elas são chamadas de BEM-AVENTURADOS. A linguagem é totalmente espiritual; o ensino é lá do céu e não daqui da terra; somos elevados com asas de águias no estudo desta passagem a fim de que, pela fé operada pelo Espírito entendamos o que Deus está transmitindo nessa fulgurante passagem da inspiração divina. Nosso Senhor está exibindo o Reino de Deus e não dos homens; o Filho de Deus está abrindo a cortina da eternidade para mostrar o que significa Suas BENÇÃOS eternais dadas aos pecadores arrependidos, e os tremendos perigos que envolvem milhares que agora estão adormecidos no pecado.
             Diante dessa verdade que humilha o pecador, resta dizer que este ensino em nada fornece qualquer trampolim para que homens gananciosos saltem de forma famigerada em busca de seus interesses egoístas. Também não abre as portas para que os avarentos entrem com seus corações cheios de torpe ganância e de forma lisonjeira visem seus lucros financeiros. Tampouco terá o melado das paixões da carne, dos olhos e da soberba desta vida para a satisfação dos corações mundanos os quais não buscam outra coisa senão motivos terrenos e passageiros.
             Conforme a Palavra de Deus, quais são as pessoas ABENÇOADAS? Como podemos saber quem são essas pessoas? Com os olhos da fé abertos vejamos que na passagem Cristo mostra as “fotos” dessas pessoas de quatro maneiras: Em primeiro lugar, elas são vistas como pessoas espiritualmente pobres. Em segundo lugar elas são apontadas como pessoas que espiritualmente sentem fome. Em terceiro lugar elas são vistas como pessoas que de coração choram. Em quarto lugar elas aparecem como pessoas que aqui neste mundo sofrem certo aspecto de perseguição.
             É uma lição maravilhosa para a compreensão da fé operada pelo Espírito de Deus no coração, mui especialmente porque mostra a unidade da bíblia em apresentar aos homens a mensagem do evangelho que verdadeiramente salva. Para quem tem seus olhos abertos, verá que a mensagem do evangelho conforme é apresentada nas Escrituras é a mesma mensagem, tanto no Velho como no Novo Testamento. Não há confusão nas Escrituras, porquanto o Deus da bíblia não é Deus de confusão, confuso é  o coração entenebrecido do pecador, especialmente daquele que está cego e endurecido contra o Deus da verdade.
             Amigo leitor, em Lucas 6 tem a verdade registrada que o evangelho bíblico traz apenas duas mensagens: De salvação e de condenação. Usando outros termos: de bênção e de maldição, de vida eterna e de morte eterna, do céu e do inferno, etc. A mensagem bíblica tem o gostoso perfume de vida para alguns, mas tem o horrível cheiro de morte para outros; atrairá alguns, mas espantará outros; causará humilhação e arrependimentos a muitos, mas será motivo de ódio por parte de outros. O que representa a mensagem do evangelho para você? Tem cheiro de morte ou de vida?

Nenhum comentário: