quarta-feira, 29 de maio de 2013

A DECISÃO NATURAL DO PECADOR (3)




"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16
INTRODUÇÃO: (continuação)
         A situação espiritual de Israel nos dias de Jeremias mostrava o quanto a chegada do juízo de Deus estava bem amadurecida. A maldade imperava em toda nação a partir da própria liderança; o coração endurecido tornava o povo altivo, arrogante e atrevido, por isso não importava com os avisos de Deus a respeito da destruição da cidade; achavam que Jerusalém era indestrutível, que os profetas estavam falando mentiras e o engano de seus corações fazia deles homens tolos, insensatos, desconhecedores do juízo iminente (Jeremias 8:7).
         O alarmante quadro dos dias de Jeremias revela a situação da nossa sociedade atual, quando claramente tudo se evidencia que o juízo virá e não tardará. Homens, mulheres, jovens e até meninos estão se apodrecendo cada dia em suas iniqüidades; outros estão acomodados sentindo bem no caminho perigoso da perdição, vivendo em paz no pecado, sem, contudo perceber o perigo que ameaça essa falsa paz. Estão debaixo da terrível Ira de Deus sem que se apercebam desse tão grande perigo (João 3:36) e, com efeito o Nome do Senhor está sendo blasfemado no meio dos ímpios.
         A situação atual urge que seja pregado o evangelho da glória de Cristo (2 Coríntios 4:4). O Senhor é o Deus de toda misericórdia e Ele dá vazão ao Seu riquíssimo e compassivo coração. O Texto de Jeremias 6:16, é o brado de Deus ao pecador que anda pelo caminho largo e fácil! É a misericórdia do Senhor em pleno exercício! É Deus anunciando a salvação para a alma arrependida! É verdadeiramente a mensagem do Santo evangelho que o Deus de toda misericórdia tem para todos os perdidos em todos os tempos.
         Nesse maravilhoso verso das Escrituras, com a graça do Senhor procurarei conduzir o amigo leitor dentro da sabedoria de Deus. Então lhe convido a acompanhar a seguinte divisão para tratar nesse texto lido: PRIMEIRO, veremos Deus revelando Sua misericórdia na expressão: "assim diz o Senhor." Em SEGUNDO lugar, vemos Deus apelando para a responsabilidade do homem. Meditaremos nisso na frase: "ponde-vos à margem do caminho." Em TERCEIRO lugar, veremos como Deus apela para a própria inteligência humana, e o amigo poderá observar isso claramente quando Deus diz: "perguntai pelas veredas antigas”. Em QUARTO lugar, veremos Deus apresentando o Caminho certo para o pecador. Veja o texto: "Qual é o bom caminho." Em QUINTO lugar, veremos a bênção desse caminho. E para isso analisaremos o que o próprio texto diz: "E achareis descanso para as vossas almas." Por fim, em SEXTO lugar, veremos a triste decisão do homem, e isso já pode ser visto no final do próprio verso: "Mas eles dizem, não andaremos".        
         Tendo esse esboço em mente trarei as meditações nesse verso durante esses próximos dias, certo que Deus há de avivar Sua Palavra bendita no coração do leitor atento. Ponha seu coração na autoridade das Escrituras, porque o Grande Deus poderá falar hoje mesmo ao seu coração.
         Não tenho nada melhor para os pecadores do que o evangelho. Os homens não precisam de riquezas, nem de conforto, nem de saúde e coisas semelhantes tão buscadas pelo coração mundano. A felicidade do homem consiste em estar livre da miséria do pecado e conhecer eternamente o Deus da glória. Que Ele em Sua compaixão venha abrir os olhos espirituais daqueles que considerarem a mensagem de Jeremias 6:16 de tremenda importância para suas vidas.
         Amigo leitor, ao retornar para o texto lido procurarei destacar o primeiro ponto da mensagem, quando vemos em destaque a misericórdia e o amor desse bendito Deus. No texto, veja o próprio Deus falando: “Assim diz o Senhor”. Isso é maravilhoso! É o Grande Deus falando! Quando Ele fala, Ele o faz de forma taxativa: “Assim diz”! É o trovejar da palavra desse Deus Todo Poderoso. É triste ver como pessoas brincam com a palavra de Deus, especialmente em nossos dias. Mas, meu amigo, a palavra de Deus é o soar do alarme de Deus. E devemos dar-lhe glória, visto que Ele fala pela Sua palavra, porque se Ele falasse diretamente conosco jamais poderíamos suportar. Lembra como o povo de Israel não pode suportar Deus falando no Monte Sinai? Tremeu o monte! Qual foi a reação do povo? Correram para Moisés! Eles estavam petrificados, aterrorizados com a voz de Deus! Eles pediram com rogos a Moisés: Não fale Deus conosco, para que não morramos. Fala tu, Moisés.
         Amigo leitor, volte novamente seus olhos para o texto de Jeremias 6:16. Tem outro detalhe importantíssimo nessa expressão, “assim diz o Senhor”. Não está dizendo: “Assim disse o Senhor”. É o Espírito de Deus mostrando que a palavra de Deus não se perde com o tempo. Ela permanece inalterada; a mesma coisa que Ele falou há 4 mil anos atrás continua para todas as gerações, para todos os povos. Outra coisa, é que o “assim diz o Senhor”, é a voz vinda do céu! Não fique esperando Deus falar de outra maneira, meu amigo. Ele fala pela palavra escrita, e ai de você se não der ouvidos a autoridade escrita do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!
         Mas, quero que voltemos para a expressão: Assim diz o Senhor. Devemos lembrar que o Deus que fala é o mesmo cujo coração está repleto, tomado de infinda compaixão, e de disposição para salvar. É verdade que é o Deus poderoso para julgar, vingador, capaz, e devemos nos curvar diante dessa gloriosa majestade eterna. Mas, se Ele está falando, sobressai a Sua misericórdia. Se você pensar meramente no juízo, você poderá mergulhar-se no desespero. Mas, meu amigo, se Deus está falando é justamente porque Ele está sendo movido em Sua infinda compaixão pelo perdido. É no meio dos terrores e ameaças da perfeita lei de Deus, a qual amaldiçoa todos os pecadores; sim, nessa nuvem negra dos terrores divinos, que brilha o sol dessa misericórdia que se renova a cada manhã. Se Ele fala é porque Ele mesmo deu ouvidos para que o pecador possa ouvi-lo, e que bênção maravilhosa poder ouvir esse Deus dono de tanto amor falando aos perdidos.
         Outro detalhe é que Ele fala usando uma comunicação clara. Ele não fala aos seus ouvidos usando uma língua estranha. Pelo contrário, veja a linguagem da palavra de Deus; veja como Deus se reveste de profunda simplicidade com a finalidade de que todos, sábios e ignorantes possam ouvi-lo e entendê-lo. O Deus da revelação bíblica não cerca o homem de confusão na Sua linguagem. Sua mensagem revelada é uma porta aberta, e uma via iluminada para corações humilhados. Se o amigo já escalou os degraus da ciência e da filosofia, não querendo descer para ouvir a simplicidade bíblica, é fato que a palavra de Deus será loucura para você. O Grande Deus jamais se impressionou com a sabedoria deste mundo, e Ele mesmo afirma que conhece os pensamentos dos homens, que são inúteis, e afirma também que Ele pega os sábios na própria sabedoria deles.

Nenhum comentário: