sexta-feira, 31 de maio de 2013

GRAÇA IRRESISTIVEL (18)




Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Lucas 19: 8

Voltando nossos olhos da fé para o texto lido de Lucas 19 verso 8, continuemos ali vendo a respeito da poderosa atuação da Graça Irresistível na vida de Zaqueu, provando assim que essa é a maneira de Deus atuar naqueles que aprouve em sua graça o conceder vida eterna. Zaqueu era agora uma alma consagrada ao seu Senhor, e agora estava apto para servir a Deus de uma maneira que chegaria a impressionar os fanáticos judeus que confiavam na lei. Mas, Zaqueu foi mais adiante, porquanto ele disse para o Senhor: “...se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.”

Eis aí o poderoso trabalho do Espírito Santo em tirar o depravado coração e colocar um novo coração, implantando a lei de Deus ali. Zaqueu foi um homem que desde sua infância fora criado nos ensinamentos da lei de Moisés. Sem dúvida alguma, Zaqueu sabia todos os dez mandamentos bem memorizados. Mas, devemos entender que a lei de Deus não foi dada para que os homens obedecessem. Não existe um homem no mundo que consiga cumprir os rigores e exigências da lei. Pedro diz em Atos, que a lei é um jugo que ninguém pode suportar. Na preciosa carta de Paulo aos Romanos, o Espírito Santo deixa bem claro que a função da lei é revelar no homem o pleno conhecimento do pecado. A lei serve como se fosse um Raio X espiritual para mostrar a miséria espiritual em que se encontram os homens, e ela não tem em si mesma o remédio para sanar o problema da alma. O mais que o homem se coloca debaixo do jugo da lei, mas verá o estado amaldiçoado em que se encontra, porque a lei só traz maldição.

Zaqueu experimentou isso, e sem dúvida alguma procurou desvencilhar muitas vezes do amor ao dinheiro, mas não conseguiu. Toda tentativa foi inútil. Zaqueu sabia o mandamento: “não furtarás”, e sabia que pela lei, se alguém fosse apanhado em algum roubo, era obrigado a restituir o que furtou quatro vezes mais. Se alguém havia roubado uma ovelha, teria que devolver quatro ovelhas. A própria lei de Deus prova o estado desgraçado do coração humano, pronto a transgredir. Nós já quebramos a lei de Deus, somos culpados e a perfeita lei coloca-nos perante o Grande Juiz, como malditos e merecedores do castigo eterno. Esse aparelho de Raio X da alma não falha, e já diagnosticou nosso estado espiritual. Paulo, quando se colocou perante a lei e viu sua própria miséria só pode exclamar: “Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?” 

Caro leitor, o pecado tem consequências eternas. Satanás quer embutir na mente do homem que a consequência  do pecado é aqui somente, mas eis que o Grande Deus tem deixado Sua gloriosa Palavra, a fim de abrir a cortina da eternidade e mostrar os terrores eternais advindos do pecado. Quão bondoso é esse Deus! Você nunca terá qualquer motivo para atribuir a Ele injustiça. Ele tem lhe avisado mediante a Palavra, e você continuará desprezando a sabedoria revelada do Altíssimo?
         Hoje, o convite da Graça Irresistível continua ecoando, é Jesus convidando pecadores ao arrependimento. ”Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Não é um privilégio saber desse recado que vem do céu, quando Deus está oferecendo perdão, reconciliação, justificação, tudo mediante Sua Graça ao pecador que se arrepende?
         Será que o amigo vai agir como um louco, recusando o paraíso celestial, por causa do transitório e miserável gozo que o pecado oferece?  Lembre-se que Deus está agindo assim porque Ele quer agir. O mesmo Deus que agora estende Sua misericórdia para a salvação de pecadores, é o Deus que também endurece o coração, a fim de que almas nunca cheguem a se converter. Não fique brincando com o tempo adiando sua conversão. Apodere-se agora mesmo dessa tão preciosa oportunidade que a misericórdia do Alto lhe oferece para que você possa encontrar livramento eterno que sua alma precisa. “Eis agora, o tempo sobremodo oportuno, eis agora, o dia da salvação!” Pode está certo que a sua conversão a Cristo será a prova de que você foi visitado pela poderosa atuação da Irresistível Graça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: