segunda-feira, 27 de maio de 2013

A CAUSA DE LEVANTAMENTO E QUEDA (12)




            "Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para a ruína como para o levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos  de muitos corações". Lucas 2:34,35
         Prezado amigo quero encerrar meus argumentos bíblicos em torno do ministério do Senhor Jesus em levantar pecadores atirados no poço do pecado para a posição de salvos pela graça, e herdeiros de Deus. Querido leitor, que tu fiques ciente desse fato. Deus não trata com o homem da maneira que o homem pensa; O Senhor Jesus não veio ao mundo para modificar o homem por fora tornando o ser humano mais religioso, mais educado, mais refinado, mais social. Não! O Velho homem nascido no pecado, e caído em Adão, tem que morrer, morrer para o pecado e passar a viver para Deus.
         Ó meu amigo, não fiques pensando que tu podes arrumar um meio teu para deixar Deus impressionado contigo! Não há qualquer coisa no homem possa sequer atrair a afeição de Deus. O estado natural do homem causa dó, e se tentar achegar-se a Deus assim, achando que está tudo bem, será visto por Deus como uma verdadeira abominação. Portanto, vou aos teus ouvidos proclamar a verdade para que tu não prossigas numa vida enganada. Continuarei publicando a verdade mesmo sabendo que tu te afastas para não querer ouvir, a fim de tomar o rumo certo, que é o caminho do arrependimento e da conversão genuína a Cristo, para que teus pecados sejam cancelados conforme afirma o Espírito de Deus em Atos 3:l9.
         Se não houve em ti uma consciência de tua queda, de tua separação de Deus; de tua amizade com o pecado; de tua inimizade contra Deus, e de tua merecida condenação, é certo que tu ainda não fostes levantado pelo poder graça salvadora. Ao encerrar meus argumentos em torno desse tema, quero dizer ao amigo que tem muito mais ilustrações que poderia usar para tornar este assunto ainda mais abrangente. O que poderia dizer a respeito de homens como Pedro, Saulo de Tarso, Tiago, Tomé, etc? Esses homens chegaram a conhecer a Gloria de Cristo, e atirados ao pó, foram erguidos, e assim passaram a ser novas pessoas. Afirmo mais que todos aqueles que são genuinamente crentes, nascidos de novo, tem algo a falar do que ocorreu em suas vidas e de como foram levantados pela misericórdia a fim de se tornarem Santos, amados, partícipes da nação Santa, propriedade exclusiva de Deus.
         Creio eu que o amigo, leitor assíduo destas mensagens, tem sua bíblia aberta aí. Convido a ir comigo até Isaías, numa passagem que considera uma das mais esplêndidas, uma verdadeira joia que brilha irradiando a majestade desse grandioso Deus. É a passagem de Isaías 66:2. No verso um o Grande Senhor está afirmando que é Deus cheio de Glória; que o céu é o trono Dele, e que a terra é o estrado de Seus pés. Impressionante! Isso deveria nos constranger a uma verdadeira humilhação. Deus está afirmando que a terra é o lugar onde Ele põe seus pés. Em tom de perguntas Ele passa a afirmar que não precisa em nada daquilo que o homem precisa. Ele não precisa de uma casa; Ele não precisa de um palácio; Ele não precisa de um lugar para repousar.
         Quando olhamos o verso dois, o Senhor diz que Ele fez todas as cousas. A mente humana nem sequer pode começar a imaginar a imensidão da Grandeza daquele que é o Deus Vivo e Verdadeiro. É para que os homens possam esse Deus como Ele realmente é - Todo-Poderoso. Ele não precisa do homem; Ele não precisa do dinheiro humano; Ele não sente necessidades das orações, nem dos sacrifícios humanos. Ele é Deus, sublime, majestoso, Santo. Ele não é diminuído em nada  em sua Gloria e Soberania.

         O que é que move o coração de Deus? O que é que faz com que o Rei do Universo seja movido em seu sentimento de misericórdia e Graça? Vê, amigo, o que diz o verso 2 de Isaías 66? "Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Meu amigo, será que tal afirmativa vinda da parte do próprio Deus nem um pouquinho te leva a ser movido em tuas emoções? O que Deus está falando aí? Ele diz claramente que Ele só é movido a descer de sua posição sublime, cheia de glória, quando encontra um homem aflito e abatido de espírito e que treme da palavra Dele.
         Eis aí o quadro de um homem caído no pó; que parou de tentar erguer por si mesmo; que parou de subir os degraus da soberba da vida. Tal pessoa pode ouvir a palavra de Deus e tremeu lá dentro quando Deus falou. Deus mostrou para ele o inferno que merecia, e tal homem continuou no pó; Deus falou que ele era um transgressor, que ele havia transgredido a Sua lei, e tal homem continuou no pó. Tal pessoa contemplou seu total imerecimento de qualquer favor de Deus, e até se impressionou por estar recebendo tanto favor que a bondade desse Deus manifestava cada dia.
         Tal homem abriu a sua boca, não para pedir casa, nem saúde, nem emprego, nem qualquer outro recurso, mas tão somente misericórdia. Tal homem pode dizer como Jó: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora posso enxergar tua Glória, por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Meu amigo, queres tu conhecer o Deus de toda Glória? Foi esse Deus que veio do céu, invadiu este reino do pecado em forma humana; se humilhou ao ponto de se tornar um homem, inferior aos anjos; tomou aqui a postura de um servo sofredor para sofrer a mais humilhante morte daquele tempo, a morte de Cruz, sendo contado entre malfeitores, com que finalidade? Para realmente ser a causa do levantamento de pecadores. Ele se posicionou como servo, para libertar escravos do pecado. Ele se posicionou como um verme, para alcançar os verdadeiros vermes. Ele está agora ao lado do Pai assentado e intercedendo em favor dos pecadores. Ele é o Grandioso Redentor. Ele é aquele que é Infinitamente capaz de te salvar ó alma que se encontra agora atirada no pecado. Não importa em que situação tu te encontras; não importa o que os homens pensam ao teu respeito. Cristo salva pecadores, tirando-os da condenação eterna. Pede a Ele agora para que Ele tenha misericórdia de ti.

Nenhum comentário: