sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O VELHO EVANGELHO (4)




Spurgeon
         E vós deveis ir a essa Pessoa. Deve haver certa ação da vossa parte, o movimento de vós para Aquele que vos diz, “Vinde a Mim”—um movimento que se afasta de toda a outra base de confiança ou de porta de esperança, para Ele, como a Pessoa que Deus designou e ungiu para que seja o único Salvador, o grande depósito de graça eterna, em Quem o Pai Se agradou que habitasse toda a plenitude! Oh glorioso Homem, oh glorioso Deus, que assim podes falar com autoridade, e dizer: “Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei!” Suplico-vos que ponhais de lado qualquer outro pensamento, exceto o de Cristo vivendo, morrendo, ressuscitando e subindo à Glória, já que Ele vos assinala, não a Casa de Oração, nem o Trono de Glória, nem o batistério, nem a Mesa da Comunhão; nem sequer as coisas mais santas e sagradas que Ele ordenou para outros propósitos — nem sequer ao próprio Pai, nem ao Espírito Santo — mas Ele diz: “Vinde a Mim.” Aqui deve começar a vossa vida espiritual, a Seus pés. E aqui deve ser aperfeiçoada a vossa vida espiritual — no Seu peito — já que Ele é igualmente o Autor e o Consumador da fé! Que adoremos a Cristo, em Cuja boca estas palavras são tão adequadas e cheias de significado! Ele não pode ser menos que Divino, Aquele que assim nos fala a nós: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.”

II. Agora, em segundo lugar, quero que vos deis conta da MAGNANIMIDADE DO CORAÇÃO DE CRISTO, como se manifesta no versículo: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.”
         Dai-vos conta, primeiramente, da magnanimidade do Seu coração ao destacar aqueles que são verdadeiramente necessitados e para fazer deles os objetos da Sua chamada amorosa. Alguma vez vos haveis dado conta do quadro que o Senhor desenhou nestas palavras? “Todos os que estais cansados.” Essa é a descrição de uma besta que tem um jugo sobre o seu pescoço. Os homens pretendem encontrar prazer ao serviço de Satã, e eles permitem-lhe que ele junja o seu jugo, sobre os seus pescoços. Seguidamente eles têm se trabalhar e batalhar e suar no que eles denominam prazer, mas sem encontrarem descanso nem contentamento nisso! E, quanto mais trabalham ao serviço de Satanás, mais se incrementa o seu trabalho, já que ele utiliza a aguilhada e o látego, e sempre os está impulsionando para esforços renovados. Agora, Cristo diz a essas pessoas que são como bestas de carga: “Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei.”
         Mas, eles encontram-se numa condição pior do que a descrita, porquanto não só trabalham, como o boi no arado, mas também levam uma carga muito pesada. Agora, raramente acontece que os homens convertem um cavalo ou um boi numa besta de tiro e de carga simultaneamente, pois assim é como o diabo trata o homem que se converte em seu servo. Satanás junge-o na sua carroça e obriga-o a arrastá-la, e logo salta sobre as suas costas e cavalga como um postilhão. Assim o homem trabalha e está severamente carregado, já que tem de arrastar o carro e levar o cocheiro! Tal homem fatiga-se atrás do que ele chama prazer, e, ao fazê-lo, o pecado salta sobre as suas costas, e logo se lhe segue outro pecado, e logo outro, até que pecados sobre pecados o esmagam contra o chão, e novamente ele tem de continuar arrastando e rebocando com toda a sua força ao mesmo tempo! Este duplo duro trabalho é suficiente para o matar. Porém, Jesus olha-o com piedade, vendo-o fatigado, sob a carga do pecado, e ainda trabalhando para obter prazer no pecado, e diz-lhe: “Vem a Mim, e Eu te aliviarei.”

Nenhum comentário: