terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

“A MAIS LETAL IGNORÂNCIA” (13)




Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
         Prezado leitor, aqueles judeus, devido a incredulidade de seus corações não passavam de homens e mulheres espiritualmente cegos. Eles tinham consigo as Escrituras do Velho Testamento, viam as letras e faziam delas seus conceitos religiosos cheios de legalismos. Aqueles judeus desconheciam que toda Escritura do Velho Testamento exibia o Senhor Jesus em tudo e que Aquele que estava perante suas faces de ódio era a promessa de todo Velho Testamento, para a salvação dos pecadores de todas as nações.
         Diante daquele ser aparentemente frágil e sofredor era para toda aquela multidão cair prostrada; eles não estavam sendo enganados, pois as obras do Senhor, bem como Seus ensinos mostravam que Ele, de fato era o grande EU SOU, o próprio Jeová que se manifestou em carne no meio dos homens. Por causa da soberba de seus corações eles certamente iriam morrer em seus pecados, pois estavam perante Aquele que veio ao mundo para salvar homens e mulheres perdidos no pecado, mas eles não reconheciam com humildade a triste condição de seus corações.
         Quando o Senhor apresentou o “documento de identidade” Dele, com o título de EU SOU, nosso Senhor estava mostrando àquela multidão Sua plena e absoluta suficiência em tudo. Caro amigo, EU SOU é a assinatura do Senhor Jesus. Os nomes que Ele recebe estão inseridos nessa assinatura – EU SOU. O nome “Jesus” designa apenas uma função Dele como Salvador. Mas, esse Salvador bendito revela a nós pecadores a sobre-excelência grandeza do Seu ministério na Sua assinatura: EU SOU! Conheçamos, portanto como Ele se manifesta. É como se o pecador recebesse um cheque Dele com Sua assinatura: EU SOU, e Ele dissesse: “Agora você precisa saber o que se segue de riquezas para você, ó alma arrependida, para a fé que de se aproxima humildemente da minha Palavra”.
         Então vejamos esses valores absolutos e eternos achados pelo pecador arrependido, nesse grande EU SOU. Para o pecador arrependido, que busca com sede e com fome a salvação de sua alma, eis que Ele aparece dizendo: EU SOU o Salvador! Mas, quando o homem arrependido O recebe de todo coração; quando a fé firme chega com toda confiança, percebe logo que achou um tesouro inesgotável de riquezas eterna, pois o EU SOU representa tudo. No evangelho de João está cheio dessas declarações que mostram essa suficiência do Senhor. Vejamos algumas:
         EU SOU a porta: indicando que a porta dessa salvação está escancarada para os pecadores entrar.
         EU SOU o bom Pastor: Indicando que Ele é plenamente capaz de cuidar de cada ovelha Dele; que nenhuma delas irá se perder; que nenhum inimigo poderá se levantar para destruir qualquer pecador que Ele salvou e que por isso cuida de cada uma de Suas ovelhas com amor, zelo e proteção.
         EU SOU a luz do mundo (João 8:12). Estava verdade realmente traz assombro para o este império de trevas! A mensagem do evangelho da glória do Filho de Deus veio iluminar os corações cheios de trevas, carregados de mentiras, medo e terror.
         EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6). Que plena suficiência desse Salvador! Notemos bem que essas três verdades revelam a totalidade da salvação em Cristo para os pecadores, porque sendo Ele o Caminho, os pecadores só podem andar Nele. Mas a verdade é que ninguém poderá andar nesse santo Caminho, se estiver em trevas, por isso Ele se apresenta como a Verdade. Significa que a luz veio para iluminar tudo. Mas, mesmo tendo o caminho bem iluminado à frente, nenhum pecador pode andar por ele, porquanto os homens estão mortos em seus delitos e pecados, por isso Ele se apresenta como a Vida e que veio ao mundo para chamar homens e mulheres da morte para a vida eterna.


Nenhum comentário: