sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (25)




“...ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)
O ZELO DO AMOR DO ESPOSO (continuação):
         Prezado leitor, o noivo pede à noiva que Ele seja o selo no seu braço: “Põe-me como... selo sobre o teu braço...”. Ela precisa agarrar-se ao amor que lhe conquistou; que lhe buscou no deserto; que lhe tirou do sono perigoso e letal onde jazia sua alma. A noiva ainda é frágil e vulnerável e  inimigos vorazes estão ao seu derredor procurando corromper sua vida e assim afastar da simplicidade do noivo.
         Essa lição tão preciosa trazida a nós numa linguagem espiritualmente romântica mostra como a igreja deve ser zelosa em santidade. Que responsabilidade pesa sobre cada crente de passar sua peregrinação terrena vivendo para a glória do Rei! Ela primeiramente deve ser separada para o seu Senhor. Cristo comprou com Seu sangue um povo para Si; Sua entrega na cruz tinha em mira resgatar e purificar com Seu sangue um povo especial (Tito 2:14); Seu alvo era ter para Si a esposa amada, por isso não hesitou em provar Seu eterno amor por ela ali na cruz: “...Cristo amou a igreja, e a Si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).
         Tendo essa verdade em nossas mentes, firmada em corações alicerçados na Rocha eterna, segue-se que não mais deve haver qualquer aliança com o pecado. Não há qualquer razão para que venhamos a ser novamente escravos. Ora, não temos qualquer dívida com as obras da carne e do mundo maligno! Aquela que era escrava foi resgatada e chamada para ser liberta do pecado e que agora há de servir voluntariamente seu Senhor. O direito sobre nossa vida pertence àquele que nos chamou, por isso cada crente deve ser consciente e obediente em andar com esse Selo no braço.
         Agora passaremos às razões dessa exigência do noivo amado. A bíblia é um livro impressionantemente revelador e esclarecedor, por essa razão o mundo cego e insensato não pode suporta a luz fulgurante dessa revelação dada ao povo de Deus. Os homens ímpios, especialmente os mais cultos são atrevidos e arrogantes quando ousam aproximar do livro santo, por isso desdenham e afrontam a linguagem simples, mas preciosa e maravilhosa aos corações santificados. O mundo jamais poderá aceitar aquilo que Deus entregou aos que foram chamados pelo evangelho. Corações mundanos jogam beijinhos às mentiras que satanás   lhes solenemente lhes mostra.
         Não podemos esquecer o verdadeiro significado do amor. A linguagem do Noivo aparece de forma distinta: “...porque o amor é forte como a morte...”. Que majestosa verdade! Que história de amor cerca os remidos: “... Com amor eterno eu te amei por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3). Qual é a razão de um viver santo e separado para Cristo? Qual o motivo tão óbvio, sensato e justo de viver exclusivamente para esse Deus? A resposta está no fato que Ele nos amou.
         Querido leitor, inclinemo-nos ante esse cetro de gracioso do Rei! Curvemo-nos submissos perante aquele que provou Seu amor por nós quando éramos rebeldes e pervertidos no viver! Há qualquer razão para que continuemos desprezando o Senhor? Aqueles que agora são filhos da luz (Efésios 5:8) podem alegar qualquer falta de comunicação desse amor? Faltaram palavras claras na mensagem do evangelho que nos chamou da morte para a vida? O amor não se afastou! Aquele que nos comprou para Si permanece com Seu amor aceso. O que ocorreu na eternidade permanece ativo para a eternidade!

Nenhum comentário: