quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“A MAIS LETAL IGNORÂNCIA” (15)




Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
         Caro leitor, voltemos de todo coração para a grandeza insondável desse verso tão revelador da Palavra de Deus. Não condenemos os judeus pela arrogância deles; pela religiosidade superficial, porque certamente somos iguais, viemos do mesmo Adão caído e temos a mesma inclinação de revolta contra a verdade a respeito Daquele que desceu do céu e veio à terra com a missão de buscar e salvar Seu povo. Estamos tentando ver a dimensão e grandeza dessa expressão: EU SOU, dita pelo Senhor Jesus aos judeus.
         Temos visto na passagem como eles desconheciam Sua glória vista no Velho Testamento, encoberta pela sua humilhação; estavam face com o Deus de seus patriarcas Abraão, Isaque e Jacó; estavam perante Aquele diante de quem Moisés recuou e com temor buscou esconderijo. Rejeitaram o Deus que deixou Sua glória e veio à terra; o verdadeiro Maná eterno para suas almas estava ali, mas eles tratavam a linguagem espiritual que ouviam como loucura (1 Coríntios 2:14). Por essa razão nosso Senhor deixou bem claro que, devido a dureza e obstinação de seus corações, certamente eles morreriam em seus pecados.
         Caro leitor, essa mensagem tem em vista alertar quanto aos perigos que envolvem esta presente geração. O evangelho moderno tem tudo aquilo que tanto homens e mulheres buscam para encher seus corações de felicidade vã e esperança ilusória. O Jesus moderno nada tem do grande EU SOU; a glória do cristo moderno é uma glória vã e aparente; o cristo tão apregoado em nossos dias é bem receptivo e as multidões acaloradas ajoelham aos seus pés, porque tem tudo por fora, e nada tem por dentro. O cristo da nova era é vazio, tal qual uma imagem de escultura, porque ele foi moldado pela esperteza de homens que jamais conheceram o temor ao Senhor.
         Caro leitor, a presente geração desconhece a glória do Filho de Deus; até parece que o Senhor desviou Sua face de glória, e quando isso acontece é sinal de que perigos eternais começam a envolver as multidões e até mesmo as igrejas. Deus permite que inimigos ganhem forças; que malignos prosperem; que os ímpios se tornem aparentemente piedosos; que o espírito de engano entre em cena e endureça os corações. Então, o que acontece é que aquilo que é vidro pareça diamante; aquilo que bijuteria pareça ouro e que o mundo seja o lugar mais lindo e mais paradisíaco.
         Venho trazer a mensagem certa; venho proclamar a mensagem que em nada é relíquia para os mundanos; venho trazer aquilo que é loucura para os que perecem – a mensagem da cruz. O grande EU SOU veio ao mundo e é Ele a manifestação da glória de Deus. A mensagem não pode ser mudada; não pode ser adicionado qualquer elemento estranho, a fim de tornar mais agradável à multidão. O Salvador bendito, Aquele que aqui nasceu e tomou a nossa indigna semelhança, é Ele o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Por fora nada havia Nele que agradasse, mas por dentro estava sim, cheio de glória e majestade! Ele é tudo o que a alma necessita para aqui e para a eternidade.
         Caro leitor, aqueles judeus tinham tudo, estavam perante o tesouro eterno; estavam pertinho da porta do paraíso, mas quando presenciaram a glória do Filho de Deus, a reação foi violenta. É essa a atitude do homem no pecado quando se depara com o evangelho da glória de Cristo. O evangelho retira o homem do seu pináculo de vanglória e vaidade, a fim levá-lo ao pó. O verdadeiro homem começa onde ele caiu. O prazer do Senhor é conversar com a alma abatida, contrita, abandonada, cansada e perdida.
         Aqueles que querem o mundo estão arrastados pelas torrentes de engano do inimigo e pai da mentira. Mas, aqueles que estão sendo atraídos pela verdade da tão grande salvação são eles as almas bem-aventuradas neste mundo. Caro amigo, esse maravilhoso Senhor está tão perto agora! Ouça Seu doce chamado! Ouça o convite de amor agora despertando a alma!

Nenhum comentário: