terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (28)




“...ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)
O PERFIL DO AMOR DO NOIVO:
         Ah! Quão forte é o amor desse Noivo! Os santos do Senhor são como peixes aprisionados na rede, nenhum há de escapar. Os eleitos de Deus foram atraídos à fortaleza infalível do amor eterno! Estão aprisionados na Onipotente mão! Estão cercados pela glória que atormenta qualquer investida do exército satânico! Cabos de aço desse amor erguem os santos para a glória e a própria graça desse amor sustenta, consola e alegra os frágeis corações das ovelhas.
         Tendo perante nós essa frase tão preciosa: “...porque o amor é forte...”, podemos afirmar que não somente Deus o Pai afirma isso, como também Deus o Espírito. Que trabalho maravilhoso realiza o Espírito de Deus nos santos! Notemos como em Romanos 8:26 nos é comunicada tal verdade: “Semelhantemente o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza...”. A idéia transmitida na palavra “ajuda” é que o Espírito Santo no crente associa-Se à fraqueza do crente. Ele está em nós comunicando diariamente o exercício desse forte amor do Noivo. É tão forte esse amor que os crentes! Os santos nem imaginam que há alguém em nós que nos entende, nos consola, nos anima, nos fortifica pela graça, nos ensina, nos defende, etc. O Espírito Santo glorifica o Filho em nós. Sua voz amável, terna e afetuosa pode ser bem ouvida no coração. Sua presença é constante como um amigo íntimo, inseparável e carregado de compaixão. Quando sofremos, Ele sofre por nós; quando estamos solitários, sua doce presença anima nosso ser; quando o mundo está tremendo ao nosso derredor, Ele funde em nós Sua paz; quando o pavor da morte nos assusta, Ele chega para anular a sombra do terror e revelar a esperança da glória.
         Outra poderosa verdade vista no termo “ajuda” é que o Espírito Santo ocupa o lugar do salvo. Jamais poderíamos andar, viver, falar, testemunhar, vencer e conquistar as alturas da glória sem essa poderosa intervenção do Espírito de Deus ocupando nosso lugar. Não há poder em nós para enfrentar os poderosos inimigos que nos cercam. Por isso o forte amor do Noivo aparece em plena ação em nós por meio do Espírito Santo. Ele ocupa o nosso lugar quando somos afligidos, atacados pela voracidade do inimigo; açoitados pelo poder das paixões carnais, etc. Incrível, mas a verdade é que o Espírito da Glória sente no crente o significado da fraqueza humana. Eis a razão do gemido Dele: “...com gemidos inexprimíveis”! Todo peso atroz das nossas tremendas fraquezas recaem sobre o Espírito, por isso Ele afirma dentro de nós o quanto o “amor é forte”.
         Então, o que aprendemos diante de tudo isso? Ah! Não sei como explicar! Toda essa sublime verdade nos é transmitida a fim de que jamais fujamos desse amor! Corramos, sim, para perto Dele! No amor Dele é que somos fortalecidos para amar! Na doçura do forte amor do noivo a vida segue na perene paz. Os santos de Deus estão guardados para sempre!
         Que loucura para alguém viver neste mundo fora dessa casa de tão segura! Como pode trilhar essa vida sem a proteção que há no Filho? Fora do forte amor o pecador está sujeito à nevasca da Ira de Deus (João 3:36). Fora desse amor não há refúgio, amparo, nenhum lugar seguro para a alma. Tudo aquilo que parece a rocha forte, como dinheiro, saúde, casa, amigos, etc. não passa de palha que não suporta a visitação do fogo consumidor. O evangelho convida os pecadores para que corram para o Forte Braço de amor!

Nenhum comentário: