terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O SALÁRIO DO PECADO (21)




Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
GRAÇA EM CONTRASTE COM A MORTE (continuação):
         Prezado leitor estamos vendo os grandes feitos da graça em pleno território do pecado. A conclusão espetacular é que o pecado preparou tudo para que fossem exibidos os encantos da obra salvadora. Mesmo que as nações estejam enfurecidas e o mundo inteiro pareça um mar agitado, devido à própria situação onde o pecado o colocou, a poderosa graça opera pondo “fim à guerra, quebrando o arco, despedaçando a lança e queimando os carros no fogo” (Salmo 46:9). Como o Senhor faz isso? Simples! Ele transforma homens e mulheres em novas criaturas (2 Coríntios 5:17). As flechas desse amor eterno atingem inimigos, fazendo com que eles caiam prostrados a Seus pés (Salmo 45:5). Qual é o grande e aterrorizante salário do pecado? A morte! Porém é exatamente no cemitério do pecado que o Senhor entra com Seu poderoso evangelho para chamar pecadores da morte para a vida.
         Voltemos um pouco mais para que vejamos o que está acontecendo na reação das trevas contra a presença da luz. Vemos no mundo uma constante ofensa dirigida contra Deus, especialmente em forma de profanação religiosa. O mundo é um palco de mentiras, e a mentira aparece especialmente trajada de religiosa. Satanás não pára em mobilizar os homens numa tremenda investida contra Deus e Sua maravilhosa graça. Essa atividade é antiga. Vemos no Antigo Testamento como o pai da mentira, astuciosamente muitas vezes tentou assolar o verdadeiro culto a Deus por meio de aberrações religiosas. Notemos que nos dias de nosso Senhor aqui na terra foi forte a provocação e o ataque da mentira contra a verdade. A igreja em Jerusalém, com os apóstolos enfrentaram amargas perseguições, especialmente por parte daqueles que se diziam religiosos e pertencentes a Deus.
         Também vemos nas reações orgulhosas dos homens como eles estão armados contra Deus. O pecado constrói um muro ao derredor de seus corações; os portões estão bem trancafiados, a fim de que a verdade do evangelho não penetre ali. Notemos bem como isso aconteceu nos dias do profeta Jeremias, quando toda Jerusalém voltava contra a mensagem de juízo do profeta que convidava o povo ao arrependimento. A mensagem era clara para que eles deixassem o mau caminho, a fim de que andassem pelos retos caminhos do Senhor, mas qual era a imediata resposta proveniente de seus corações enganosos e enganados? “Não andaremos!” (Jeremias 6:16). Eram também convidados a ouvir a voz dos verdadeiros servos do Senhor avisando-lhes do perigo iminente, mas a resposta imediata era: “...Não escutaremos!” (Jeremias 6:17).
         Amigo leitor, eis aí a reação natural dos corações contra a presença da graça em pleno território do pecado. Homens e mulheres, famílias inteiras se amotinam contra a verdade salvadora; é grande a ingratidão dos homens em face de tantas e tantas provas da bondade e da misericórdia do Senhor; a graça revela constantemente sua sabedoria nas ruas, nas praças, no alto dos muros ergue a sua voz (Provérbios 1:20,21), convidando homens para que eles abandonem a loucura de viver prazerosamente por caminhos tortuosos. Milhares correm fugindo da luz revelada e se abrigam em lugares escuros, porque não querem ser descobertos em suas obras malignas (João 3:19). A luz da graça salvadora veio ao mundo, mas veja como eles amam mais as trevas do que a luz! Vejam como gritam em suas atitudes: “Não queremos que Cristo reine sobre nós!”.
         Amigo leitor, quão precioso é quando a graça opera humilhação no meio dos homens! Oh! Quanto Deus tem prazer em corações humilhados! Amigo leitor deixe seu esconderijo! Enquanto você estiver oculto, satanás se projeta como seu deus, adornando seu ego e satisfazendo seus caprichos mundanos e carnais. Corra para esse Deus de compaixão, a fim de achar Nele o pleno perdão e purificação de seus pecados.

Nenhum comentário: