quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

“A MAIS LETAL IGNORÂNCIA” (20 de 20)




Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
         Caro leitor, para encerrar nossos comentários em torno desse tão sublime verso estou me esforçando ao máximo, a fim de mostrar os perigos eternos que envolvem agora as almas enganadas. Não há perigo maior neste mundo do que ser envolvido pelo manto da mentira religiosa; de caminhar para sob o manto de religioso; de estar sentindo bem com o mundo e com os homens, mas nada sabendo dos terrores da Ira santa e justa de Deus que paira sobre a cabeça das almas impenitentes. Em Atos a bíblia fala a respeito de Gamaliel, um homem sábio, bem conceituado entre os religiosos de Jerusalém, um excelente professor da teologia judaica, e que até mesmo teve Saulo como seu aluno. Mas, quão longe Gamaliel estava da verdade! Chegou perto da luz, mas seu coração tão satisfeito com aquilo que aprendera, o manteve endurecido nas trevas e partiu assim para a perdição eterna.
         O grande EU SOU afirmou para aqueles judeus presunçosos que, por causa da ignorância deles certamente iriam morrer em seus pecados. Ah! Quantos estão em semelhante condição! Quantos desfilam pela linda, larga e sofisticada avenida da religião da aparência! Quantas almas desconhecem a mensagem transmitida pelo verdadeiro evangelho! O conhecimento inadequado do grande EU SOU é prejuízo eterna para as almas e o trabalho mais ardiloso de satanás é manter as almas sob o engano de um falso cristo. A condenação eterna aguarda os corações presunçosos e envaidecidos. Então, no afã de ajudar meus leitores quero agora dinamizar o que o grande EU SOU afirma no final do texto em pauta: “...morrereis nos vossos pecados”.
         Hão de morrer em seus pecados aqueles que nunca se arrependeram e confessaram de coração a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Milhares hoje afirmam que aceitaram Jesus, mas não foi algo do coração, a verdade não chegou no recôndito da alma; Cristo não entrou para habitar no santuário; a luz da verdade não iluminou toda intimidade, não chegou às gavetas da alma e descobriu todos os esconderijos e altares edificados aos ídolos mundanos. Almas assim jamais conseguem mostrar fruto de arrependimento e não conseguem andar rumo à glória, pois não estão munidas da força da graça e não tem no coração as armas da Palavra na luta contra o mal.
         Morrerão em seus pecados aqueles que negam a Cristo, pela maneira de viver. São crentes quando estão na igreja e são os mais animados no trabalho e nos supostos louvores. Mas são mundanos na vida, seus pés são velozes para correr à busca das vaidades e satisfação das paixões. Na companhia com os mundanos sempre estão negando a Cristo; ei-los com a multidão louvando e admirando seus ídolos e cantando aquilo que o mundo tanto ama e busca.
         Morrerão em seus pecados aqueles que rejeitam a Palavra de Deus na vida; aqueles que fogem da Palavra. Têm tempo para tudo, menos para o conhecimento da verdade revelada. Às vezes citam versos, mas não tem a verdade oculta no coração, como uma semente que logo germina para produzir fruto de justiça e santidade. O Senhor diz que os que guardam a Sua Palavra são os que Lhe amam.
         Também morrerão em seus pecados aqueles que estão com seus corações endurecidos contra Deus e andam em franca rebeldia contra Ele. Ó, quantos são imitadores de Faraó neste mundo! Milhares endureceram seus corações; muitos nem importam mais com os avisos solenes de Deus através dos pregadores e a mensagem santa não causa nenhum efeito em seus corações. Tais almas estão endurecidas; endureceram por dentro, trancaram as portas e estão armadas lá dentro contra Deus, assim como os religiosos rebeldes de Jerusalém, os quais ouviram dos lábios de Estevão: “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo...” (Atos 7:51).
         Caro leito, você sabe o que realmente significa morrer em seus pecados? Os homens fogem de terríveis mortes físicas neste mundo; querem partir desta vida com uma visitação de uma suave morte, deitando em seu leito e dando adeus a todos. Ah, quanto engano! Não há morte pior do que morrer no pecado. Mesmo que a despedida aqui foi bela e até mesmo aparentemente consoladora, mas é puro engano, porquanto a alma que morre no pecado fecha seus olhos físicos aqui, mas tem seus olhos abertos para os terrores invisíveis. Morrer no pecado é morrer sob a Ira de Deus; é partir para o juízo, para a punição eterna, para a eternidade de terrores, para cair no lugar onde o verme não morre e nem o fogo se apaga.
         Só tem um escape e esse escape aparece agora com o pecador se humilhando em arrependimento e suplicando ao Bendito Salvador que agora mesmo lhe salve de seus pecados.








Nenhum comentário: