sexta-feira, 22 de maio de 2020

FIRMADOS NA MISERICORDIOSA SALVAÇÃO (6)



“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé na verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13,14)
A ELEIÇÃO TEM SUA OBRA REALIZADA: “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou...”
        Quando penetramos fundo nos estudos sobre a doutrina da salvação ficamos pasmados ao ver o quanto tudo funciona de uma forma que é diametralmente oposta ao nosso modo natural de pensar. Tudo de Deus envolve grandeza, em toda Sua criação natural bem como em todas as Suas obras de salvação. No Salmo 136 é dito que Ele é o único que opera maravilhas e isso significa que tudo Dele está infinitamente além da nossa compreensão. Mesmos santos pensamentos têm dificuldades de uma compreensão real das coisas eternas, a ponto de Paulo se entregar as emoções ao escrever sobre as obras soberanas: “Ó profundidade das riquezas...” (Romanos 11:33).
        Quando olhamos a salvação bíblica vemos que tudo já foi feito. Encaremos Romanos 8:29: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito ente muitos irmãos”. O isso nos ensina? Analisemos segundo a lógica apresentada no próprio texto, porque se houve um conhecimento antecipado: “...aos que de antemão conheceu...” segue-se que tudo já foi definitivamente feito. O que vem em seguida explica: “também os predestinou para serem conformes a imagem do Seu Filho...”. Eis aí em simples palavras o que realmente significa “predestinação”, tema diante do qual muitos criam tanta confusão. Notemos bem que o texto não diz: “...também os destinou...”. Os homens mesmos, devido a queda se destinaram para a punição eterna, mas os que Deus “...de antemão conheceu...” foram predestinados.
        Mas o verso 30 traz melhor elucidação ao que quero tratar no que toca a salvação dada aos eleitos: “E aos que predestinou, a esses também chamou; aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou a esses também glorificou”. Veja bem que toda obra da salvação aparece num simples verso: A predestinação, a chamada, a justificação e a glorificação. O texto nos envolve no passado: “Aos que predestinou...”. No presente: Chamada irresistível:“...a esses também chamou...” e justificação: “...a esses também justificou...” e finalmente o futuro: a glorificação: “...a esses também glorificou”.
        Coloquemos nossos corações no texto, porque o modo de Deus tratar com Suas obras merecem nossa temente atenção. Os verbos se encontram todos no presente: Predestinou, chamou, justificou e glorificou. Isso nos ensina que Deus não está tentando fazer as coisas, pois tudo já foi feito, e os salvos podem confessar essas verdades assim: “No passado Ele me predestinou, no presente Ele me chamou e me justificou e para o futuro Ele já me glorificou”. Isso nos ensina que não há como impedir os atos de Deus; não quem possa frustrar os desígnios santos e Sua vontade soberana. Ora Ele é Deus.
        Procurei nesta página destacar a seriedade doutrinária dessa tão grande salvação que foi preparada para o povo eleito. Que os santos sejam edificados e o Senhor glorificado.

Nenhum comentário: