quinta-feira, 14 de maio de 2020

A SINGELA CONFISSÃO DOS PECADORES (11)



“Todos nós bramamos como ursos e gememos como pombas; esperamos o juízo, mas ele não aparece; esperamos a salvação, mas ela está longe de nós. Porque as nossas transgressões se multiplicam diante de Ti, e os nossos pecados testificam contra nós. As nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades. Temos sido infiéis e mentimos contra o Senhor; nós nos afastamos do nosso Deus; pregamos a opressão e a rebeldia; proferimos palavras de falsidade que concebemos em nosso coração. Por isso o direito se retirou e a justiça se pôs de longe, porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar”. ISAÍAS 59:11-14
A CONFISSÃO DESESPERADA DOS PECADORES
        Vejamos o quanto os pecadores arrependidos se desesperam em busca da verdade. O que está acontecendo? O fato é que desespero devido a ausência de pureza no coração: “esperamos a justiça, e ela não aparece...”. Os pecadores que anseiam a salvação não usam de desculpas, não encobrem seus pecados e sentem alarmados porque viram que são inadequados para entrar no céu e que merecem a punição eterna porquanto sabem que estão debaixo da ira de Deus. Nós já entendemos que o homem no pecado é visto por Deus no coração, enquanto nós o vemos por fora.
        Em nossa concepção superficial, o pecado é visto somente naquilo que afeta o indivíduo e a sociedade aqui, e realmente é verdade. Mas isso nos leva a fazer diferença entre os homens aqui, olhamos este como um grande pecador e aquele como menos pecador. Quando entregamos folhetos percebemos onde alguns que recebem a mensagem escrita dizem: “Dê um folheto para fulano, porque ele é o que mais precisa saber”. Nós entendemos erradamente a doutrina da depravação total, por isso devemos aprender com nosso Deus. Homens como Samuel também erraram nessa avaliação e Deus ensinou ao Seu servo a olhar para o coração e não para a aparência. Essas verdades têm trazido sérios problemas para dentro da igreja, bem como para o ministério pastoral.
        Os pecadores arrependidos eles veem seus corações sujos, imundos. Corrompidos e percebem com desespero que foram pesados na balança divina, sendo achados em falta pelo próprio Deus, por isso eles clamam: “esperamos a justiça, e ela não aparece...”. O que é que eles estão dizendo? Eles estão afirmando que não ouviram a mensagem certa ainda; que não ouviram acerca do grande e Justo Salvador; que não chegou aos seus corações a mensagem celestial, as boas novas vindas de Deus aos homens. Tomemos a vida de Raabe, pois percebemos que aquela mulher aguardava ansiosa, o momento quando poderia expressar sua confissão de fé no Deus de Israel e seu anseio pela salvação dela e da sua família (Josué 2).
        Também, há no coração dos pecadores arrependidos um anseio por purificação. Eles querem que o problema seja resolvido na alma deles. Muitos são cansados das mentiras religiosas, dos ensinos cheios de armadilhas dos falsos mestres. Eles querem saber como Deus pode destruir o poder do pecado no coração, purifica-lo totalmente, a fim de que sejam aceitos por Deus como inocentes, sem qualquer culpa legal perante o Deus Justo. E isso eles conseguem em Cristo Jesus. Largamente vemos em nossos dias como a mensagem do evangelho ficou corrompida pelo humanismo e pela rejeição à verdade da cruz. Aos poucos vemos como satanás conseguiu trocar a mensagem real por cultos sentimentais, ensinos sobre como ajudar a autoestima dos homens e outras falsidades.
        Mas quando a verdade da glória do Cordeiro desce do céu aos homens, eis que poderosa mão começa a rasgar os corações e abrir as bocas nessa santa confissão vista em Isaías 59.

Nenhum comentário: